Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Francisco Paulo Jamil, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Ferracioli, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-30T22:14:36Z
dc.date.available2021-07-30T22:14:36Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71412
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marquespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 24/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 243-277pt_BR
dc.description.abstractResumo: O debate público nas redes sociais digitais tem inúmeras repercussões para as democracias atuais, em especial ao se considerar a quantidade de informações incorretas a que o cidadão tem acesso nesses espaços. É nesse contexto que o fact-checking se destaca como prática jornalística própria, cujo objetivo principal é checar o grau de veracidade de informações e declarações que circulam na esfera pública, por meio de dados fornecidos pelo Estado e por outras fontes. Com base nos papéis desempenhados pelo Jornalismo enquanto instituição (como watchdog e adversário), a presente tese busca responder ao seguinte problema de pesquisa: em que medida as agências de fact-checking agem como atores políticos ao se aproveitarem da transparência para desempenhar esses papéis? O objetivo da pesquisa é oferecer uma contribuição original ao evidenciar a atuação da checagem de fatos como instituição política a partir da interface entre transparência e funções do Jornalismo em sistemas midiáticos distintos. Tendo como base os sistemas Pluralista Polarizado, Liberal, Corporativista Democrático e Liberal Capturado, a tese se debruça sobre agências provenientes de cada um deles: Agência Lupa (Brasil), Factcheck.org (EUA), Pagella Politica (Itália) e Correctiv (Alemanha). A pesquisa foi norteada pelas hipóteses de que o papel adversário seria mais recorrente no representante Liberal, bem como predominaria nos países em que houvesse melhor regulamentação legal da transparência. Além disso, formulou-se questões de pesquisa que indagavam qual a relação entre o uso de dados públicos e alguns aspectos das checagens, como o partido mencionado, o cargo ocupado pelo alvo e o tema predominante. 2.669 checagens políticas publicadas entre julho de 2017 e junho de 2019 foram submetidas a uma análise de conteúdo. Os resultados demonstram que cada uma das quatro agências se dedicou a um papel predominante, para o qual os dados provenientes da modalidade ativa de transparência foram sempre prevalecentes. Na agência italiana, destacou-se o adversário, ao rotular de maneira incisiva declarações dos políticos. O representante norte-americano pode ser classificado como watchdog, por privilegiar a vigilância sobre o mandatário principal do país. Já na Alemanha, a organização se preocupou especialmente com os boatos, o que ressalta o papel de facilitador do debate público. No Brasil, que buscou um equilíbrio de etiquetas e alvos, notou-se a função colaborativa, em que foi garantida cobertura equivalente para diversos agentes. Isso fez com que, mais do que supervisionar agentes governamentais, a checagem brasileira atuou de modo a dar destaque para diversos membros da oposição. Cada um desses papéis predominantes dialoga com características prévias dos sistemas midiáticos de cada uma das nações. Ademais, a checagem se consolidou como agente especializado a lidar com dados públicos e se impôs como sistema-perito capaz de fazer a intermediação da transparência entre Estado e cidadão. A tese demonstra como a checagem de fatos se posiciona enquanto instituição que pretende recuperar a legitimidade do Jornalismo por meio do desempenho de papéis jornalísticos já consagrados nas suas culturas profissionais, ao mesmo tempo em que se sustenta na transparência estatal para garantir sua credibilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The public debate on digital social networks has many repercussions for contemporary democracies, especially when considering the amount of incorrect information to which citizens have access in these spaces. It is in this context that fact-checking stands out as a specific journalistic practice, whose main objective is to check the degree of veracity of information and statements that circulate in the public sphere, using data provided by the State and other sources. Based on the roles performed by Journalism as an institution (such as watchdog and adversarial), this thesis seeks to answer the following research problem: to what extent do fact-checking agencies act as political actors when they take advantage of transparency to play these roles? The aim of the research is to offer an original contribution by highlighting the performance of fact-checking as a political institution based on this interface between transparency and the functions of Journalism in different media systems. Based on the Polarized Pluralist, Liberal, Democratic Corporativist and Captured Liberal systems, the thesis focuses on agencies from each of them: Agência Lupa (Brazil), Factcheck.org (USA), Pagella Politica (Italy) and Correctiv (Germany). The research was guided by the hypotheses that the adversarial role would be more recurrent in the Liberal representative, as well as would prevail in countries where there was better legal regulation of transparency. In addition, research questions were formulated to find out if there was any relation between the use of public data and some aspects of fact-checks, such as the party mentioned, the position held by the target and the predominant theme. 2,669 political checks published between July 2017 and June 2019 have undergone a content analysis. The results demonstrate that each of the four agencies dedicated to a predominant role, for which data from active transparency were always prevalent. In the Italian agency, the adversarial role stood out, by incisively labeling statements by politicians. The North American representative can be classified as a watchdog, as it privileges surveillance over the country's main representative. In Germany, the organization was particularly concerned with rumors, which highlights the role of facilitator of public debate. In Brazil, which sought a balance of labels and targets, the collaborative role was noted, in which equivalent coverage was guaranteed for several agents. This meant that, more than supervising government agents, the Brazilian checker acted in order to highlight several members of the opposition. Each of these predominant roles dialogues with previous characteristics of the media systems of each of the nations. Furthermore, fact-checking became a specialized agent dealing with public data and imposed itself as an expert system capable of intermediating transparency between the State and citizens. The thesis demonstrates how fact-checking positions itself as an institution that intends to recover the legitimacy of Journalism through the performance of journalistic roles already established in their professional cultures, while it anchors on state transparency to guarantee its credibility.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (277 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTransparência na administração públicapt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleChecagem de fatos, transparência pública e atuação política do jornalismo : um estudo comparado sobre os sistemas de mídia de Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Itáliapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples