Corpografia : experiência docente e estudantil do corpo em ação nas aulas de sociologia no ensino médio
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Data
2020Autor
Nobre, Chari Meleine Brevers Gonzalez, 1982-
Metadata
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Resumo: Esta pesquisa concentrou esforços na proposição, aplicação e mensuração de resultados de uma intervenção pedagógica - em duas escolas públicas da região periférica da cidade de Curitiba - em que o corpo foi trabalhado como conteúdo, teórico e prático, durante as aulas de Sociologia para o ensino médio. O desafio nessa pesquisa-docência se deu em pensar o corpo como objeto das ciências sociais em sala de aula e abordá-lo, com um exercício constante de pensar-formular a transposição didática, conforme o arcabouço científico que a disciplina dispõe. Com isso, a vantagem foi empreender tal tarefa partindo de um ponto que é experienciado pelos estudantes em todas as suas rotinas: seus corpos. Orientada pela teoria que entende o corpo como campo de estudo das humanidades, foi possível a identificação de lógicas sociais e culturais em torno deste mesmo corpo abarcando as representações, os imaginários, as relações simbólicas, a demarcação de lugares sociais, de identidades, bem como, a sua capacidade de receptor e produtor de sentido ao mundo social. O trabalho se apoiou em referenciais teóricos como: Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, com o conceito de habitus e as relações simbólicas; David Le Breton, com a crítica à dicotomia que separa corpo e mente e do reposicionamento do corpo como objeto privilegiado e legítimo da análise sociológica; Luc Boltanski, ao olhar a desigualdade da experiência corporal entre as classes sociais; Michel Foucault, ao dimensionar o corpo como campo biopolítico; entre outros autores. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram estimular nos estudantes a apropriação conceitual respectiva à área; proporcionar a reflexão sobre o corpo e sua relação com o mundo social, político e cultural e contribuir para que os estudantes exercitem a imaginação sociológica, relacionando biografia e história, ou seja, que pensem em si mesmos com e através de suas corporalidades, dentro de seus respectivos contextos. Palavras-chave: corpo; ensino de sociologia; educação. Abstract: This research concentrates efforts on the proposition, application and measurement of the results of a pedagogical intervention - in two public schools in the peripheral region of the city of Curitiba - in which the body worked as content, theoretical and practical, during Sociology classes for high school. The challenge in this research-teaching was to think of the body as an object of social sciences in the classroom and approach it, with a constant exercise of thinking-formulating the didactic transposition, according to the scientific framework that the discipline has. Thus, the advantage was to undertake such a task starting from a point that is experienced by students in all their routines: their bodies. Guided by the theory that understands the body as a field of study of the humanities, it was possible to identify social and cultural logics around this same body, encompassing representations, the imaginary, symbolic relations, the demarcation of social places, identities, as well, its ability to receive and produce meaning to the social world. The work was supported by theoretical references such as: Marcel Mauss and Pierre Bourdieu, with the concept of habitus and symbolic relations; David Le Breton, with his criticism of the dichotomy that separates body and mind and the repositioning of the body as a privileged and legitimate object of sociological analysis; Luc Boltanski, when looking at the inequality of bodily experience between social classes; Michel Foucault, when dimensioning the body as a biopolitical field; among other authors. The objectives of the research were to encourage students to conceptualize the area; provide a reflection on the body and its relationship with the social, political and cultural world and contribute to the students exercising their sociological imagination, relating biography and history, with that they think about themselves and through their corporealities, within their bodies and respective contexts Key Words: body; sociology teaching; education.
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