Uso de modelos tridimensionais de cortes ecocardiográficos de cães e gatos no ensino da ecocardiografia
Resumo
Resumo: A ecocardiografia é o exame mais utilizado no diagnóstico de doenças cardíacas de cães e gatos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar modelos 3D de corações saudáveis e doentes de cães e gatos, para avaliar sua eficácia no entendimento de cortes ecocardiográficos para estudantes da graduação em medicina veterinária. Foram produzidos corações em resina com os principais cortes ecocardiográficos normais de cães e gatos, bem como corações com endocardiose de mitral em cães e cardiomiopatia hipertrófica em gatos. Alunos do 4º ano do curso de Medicina Veterinária foram convidados a participar, e após uma aula teórica, foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos, denominados grupo modelo e grupo controle. O grupo modelo teve acesso aos modelos 3D, juntamente com um texto auto-explicativo sobre os cortes ecocardiográficos, e o grupo controle teve acesso somente ao texto autoexplicativo. Ambos os grupos tiveram duas semanas para estudo. Os alunos responderam a um quiz para avaliação de seu aprendizado, e também a um questionário para opinar sobre sua experiência com o método de aprendizagem utilizado. Um total de 39 alunos participaram do estudo, sendo 19 no grupo modelo e 20 no grupo controle. O tempo de estudo foi maior no grupo modelo (p= 0,0027). A proporção dos alunos que alcançaram a nota satisfatória no quiz foi de 89,5% no grupo modelo e 60% no grupo controle (p= 0,0449). Os modelos 3D facilitaram e melhoraram significativamente o aprendizado e a identificação das estruturas e anormalidades cardíacas, e proporcionaram maior motivação dos alunos pelo estudo da ecocardiografia. Abstract: Echocardiography is the most used test in the diagnosis of heart disease in dogs and cats. The aim of this work was to develop and validate 3D models of healthy and sick hearts of dogs and cats, to evaluate their effectiveness in understanding echocardiographic imaging planes for veterinary undergraduate students. Heart models made of resin depicting the main normal echocardiographic imaging planes of dogs and cats, as well as hearts with mitral degeneration in dogs and hypertrophic cardiomyopathy in cats. Fourth year veterinary students were invited to participate. After a theoretical class, they were randomly assigned to two groups, namely the model group and the control group. The model group had access to 3D models, along with a self-explanatory text about echocardiographic imaging planes, and the control group only had access to a self-explanatory text. Two weeks of study were allowed for either group. After that, the students answered a quiz to evaluate their learning, and also a questionnaire to give an opinion about their experience with the learning method used. A total of 39 students participated in the study, 19 in the model group and 20 in the control group. Students assigned to the model spend more time studying (p= 0.0027). The proportion of students who achieved a satisfactory grade in the quiz was 89.5% in the model group and 60% in the control group (p= 0.0449). 3D models facilitated and significantly improved the identification of cardiac structures and abnormalities, and the learning process in general. Also, it seems that the models provided greater student motivation for studying echocardiography.
Collections
- Dissertações [517]