Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheer, Sérgio, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorIto, Armando Luis Yoshio, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T20:54:16Z
dc.date.available2021-08-30T20:54:16Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71119
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Scheerpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 06/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 199-211pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ambiente Construído e Gestãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de projeto de arquitetura, projetação da arquitetura e estudo de precedentes são temas recorrentes de discussão na academia. Diferente de disciplinas de outras áreas, os professores de projeto de arquitetura tem limitações para transmitir conhecimento codificado para resolver um projeto, enquanto os estudantes encontram dificuldades na concepção do edifício, que exigem repertório e criatividade. Abordagens de ensino que facilitem a transmissão e construção do conhecimento arquitetônico e que promovam maior autonomia na aprendizagem atende melhor às expectativas dessa nova geração de estudantes. A atividade de estudo de precedentes arquitetônicos apoiado em métodos que explicitem o conhecimento embutido nos edifícios e facilitem a formação de repertório arquitetônico do estudante, influencia na criatividade do estudante para a atividade da projetação. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições dos modelos de informação para a aquisição de repertório arquitetônico pelo estudante, a partir de estudo de precedentes arquitetônicos em disciplinas de projeto de arquitetura. Foi desenvolvido um método para estudo de edifícios da arquitetura precedente por meio de Modelos da Informação Arquitetônica, utilizando técnicas da Design Science Research (DSR), baseado em modelos e que receberam informações arquitetônicas. Este método foi avaliado por meio de experimentos controlados em ambiente real, com participação de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, em Curitiba. Os experimentos permitiram avaliar o método em relação à sua aceitação pelos participantes, sua utilidade, qualidade, eficácia e contribuições para compreensão de aspectos arquitetônicos. Palavras-chave: Estudo da arquitetura precedente. Modelo BIM. Modelo da Informação Arquitetônica. Ensino de projeto de arquitetura. Repertório arquitetônico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Architectural design teaching, architectural design and precedents studies are recurrent theme in discussion in academy. Unlike from other discipline areas, architectural design teachers have limitations to transmit coded knowledge to solve a design, whereas students facing difficulties to conceive building design, that require repertoire and creativity. Teaching approaching that facilitates architectural knowledge construction and transmission and that promote more autonomy on learning meet better to the new generation of student expectation. The activity of studying architectural precedents supported by methods that make explicit the knowledge embedded in the building and facilitate the formation of the student's architectural repertoire, influences his creativity for design activity. The purpose of the present research is to analyze the contributions of information models for the acquisition of architectural repertoire by the student, based on the study of architectural precedents in architectural disciplines. A method was developed to study architectural precedents buildings through Architectural Information Models, using techniques from Design Science Research (DSR), based on models of architectural precedents and which received architectural information. This method was evaluated through controlled experiments in a real environment, with the participation of teachers and students from the UTFPR Architecture and Urbanism course, in Curitiba. The experiments allowed to evaluate the method in relation to its acceptance by the participants, its usefulness, quality, effectiveness, and contributions to the understanding of architectural aspects. Keywords: Architectural precedent study. BIM model. Architectural Information model. Architectural design teaching. Architectural repertoire.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (269 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subjectArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleModelo da informação para aquisição de repertório arquitetônico de edifícios de arquitetura precedentept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples