A equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Lêoncio Correia e a compreensão de cidadania e direitos humanos
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Silva, Luiz Henrique Vieira da, 1981-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente dissertação analisa a Equipe Multidisciplinar no Colégio Estadual Leôncio Correia, localizado na cidade de Curitiba-PR. A Equipe Multidisciplinar é um programa da Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Paraná para implementar as temáticas relacionadas com a Lei Nº 11.645 de 2008 e o disposto na Deliberação Nº 04/2006 do Conselho Estadual de Educação. Esta pesquisa apresentada como conclusão do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, tem como objetivo central analisar e refletir sobre a papel da Equipe Multidisciplinar no colégio supracitado observando se o trabalho desenvolvido por ela possibilitou aos seus membros maior compreensão dos conceitos de Cidadania e Direitos Humanos. O trabalho de investigação coletou informações, percepções, discursos e dados através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários aos alunos da terceira série do Ensino Médio e quarta série do Ensino Médio Integrado Profissionalizante. A partir da coleta de informações e dados, vislumbramos que a Equipe Multidisciplinar cumpre um papel de formação importante no combate ao racismo e discursos discriminatórios, em especial na semana do Dia do Índio e na semana da Consciência Negra, contudo sua atuação como um colegiado na e da escola não se concretiza integralmente. Também se evidenciou que uma compreensão mais densa e proativa da cidadania e Direitos Humanos não se efetiva plenamente. Palavras-chave: Equipe Multidisciplinar. Cidadania. Direitos Humanos. Educação das Relações Étnico-raciais. Ensino de Sociologia. Abstract: The following thesis analyzes the Multidisciplinary Team at Colégio Estadual Leôncio Correia, located in the city of Curitiba-PR. The Multidisciplinary Team is a program of Paraná's State Education and Sport Department to implement the themes related to Law No. 11,645 of 2008 and the provisions of Resolution No. 04/2006 of the State Council of Education. This research presented as a conclusion of the Professional Master's Degree in Sociology in a Nationwide network, has the main goal to analyze and reflect on the role of the Multidisciplinary Team in the aforementioned school, observing if the work developed has enabled its members to understand better the concepts of Citizenship and Human Rights.The research study has collected information, perceptions, speeches and data through participant observation, semi-structured interviews and questionnaires from the third grade students of High School and the fourth grade students of Integrated Vocational High School. From the collection of information and data, we envision that the Multidisciplinary Team plays an important training role combating racism and discriminatory discourses, especially on the Indian Day week and on the Black Awareness week, however its performance as a collegiate in and from the school is not fully realized. It has also became evident that a more dense and proactive understanding of citizenship and Human Rights is not fully effective. Keywords: Multidisciplinary team. Citizenship. Human Rights. Education of Ethnic-Racial Relations. Sociology teaching.
Collections
- Dissertações [22]