• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da maturidade dos currículos dos cursos de graduação sob a perspectiva da alfabetização em dados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ROGERIO KOJI YAMAUTI.pdf (58.86Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Yamauti, Rogerio Koji, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A alfabetização em dados é um conjunto de competências que o indivíduo pode adquirir para acessar, manusear, interpretar e avaliar dados. Essas competências têm recebido destaque atualmente, conforme demonstram estudos apontando o crescimento da necessidade de profissionais fundamentados nelas nos últimos cinco anos, assim como o impacto negativo nas organizações com sua falta em outros perfis profissionais. Estudiosos entendem que a alfabetização em dados deve ser gradualmente desenvolvida na formação acadêmica do indivíduo, com um foco mais aprimorado na graduação. Tendo em vista que os cursos de graduação possuem uma formação voltada ao mercado de trabalho, sendo o ponto na formação acadêmica que deveria aprimorar tais competências, e a necessidade do mercado de trabalho em relação aos profissionais, este trabalho objetiva medir o nível de maturidade dos currículos dos cursos de graduação sob a perspectiva da alfabetização em dados. Para isso, foram revisadas as práticas de análise de currículos da graduação e os frameworks de alfabetização em dados, utilizando pesquisa bibliográfica. Um modelo de maturidade em alfabetização em dados foi desenvolvido, proposto, aplicado aos currículos dos cursos de graduação em Gestão da Informação, tendo como resultado o nível de maturidade "incerteza", e validado por meio de uma enquete, retornando uma taxa de alinhamento em relação à percepção dos egressos de 54,54%. Dado esse resultado, o modelo pode ser mantido e aprimorado. Palavras-chave: Literacia em dados. Letramento em dados. Modelo de maturidade. Gestão da informação.
     
    Abstract: Data Literacy is a set of skills that the individual can acquire to access, handle, interpret, and evaluate data. These competencies have a prominent receipt, currently, as demonstrated by higher studies, the growing need for professionals based on these competencies in the last 5 years, and the negative impact on associations with the lack of them in other professional profiles. Scholars understand that Data Literacy should be gradually developed in the academic formation of the individual with a more improved focus on graduation. Bearing in mind that the undergraduate courses have training geared to the labor market, being the point in academic training that improves such skills, and the need for professionals that the labor market will require, this work aims to assess the maturity level of the curricula of the undergraduate courses from the perspective of Data Literacy. For that, they were revised as practices of analysis of undergraduate curricula and the frameworks of literacy in data using a bibliographic search. A maturity model in Data Literacy was developed, proposed, distributed in the curricula of undergraduate courses in Information Management resulting in the Uncertainty maturity level, and validated through a survey resulting in an alignment rate concerning the perception of graduates of 54.54%. Given this result, the model can be maintained and improved. Keywords: Data literacy. Maturity model. Information management
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70778
    Collections
    • Dissertações [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV