Gilberto Giovanetti. oitiva do dia 01 de agosto de 2013, Curitiba
Data
2013-08-01Autor
COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE
GIOVANETTI, Gilberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A mesa é composta por Marcio Kieller e Sra. Ivete Caribé Rocha.
Inicia sua fala, pela sua esposa Sra. Maria Madalena Lacerda, segundo a sua visão era mais aguerrida que ele. Casaram em 1973.
Relata sua trajetória política falando da guerrilha urbana e que fazia parte da ala vermelha do PCdoB.
Conta a sua trajetória, falando da tentativa de sair do País via Foz do Iguaçu, toma o ônibus São Paulo – Curitiba, mas quando chega em Curitiba é preso na rodoviária ele e sua esposa.
São encapuzados e colocados em carros separados e voltam para São Paulo, fala da sua prisão e porque optou trabalhar para o exercito a partir de um determinado momento.
Conta de suas viagens cumprindo ordens do exército, do curso que fez em Brasília onde aprendeu técnicas de fotografia e espionagem, mas estavam sempre sob o controle do exército. O exército providencia novo nome, tanto para ele como para a esposa, assim como toda a documentação necessária. Relata sua ida para Portugal onde teriam que encontrar com um casal Domingos e Moema. Também foi enviado para a Alemanha para acompanhar uma manifestação contra o Presidente Geisel que foi para assinar um contrato de reator nuclear.
Os quais organizavam um comitê de anistia com os exiliados brasileiros de toda a Europa e haveria um encontro em Portugal, sua função era mandar informações para o Brasil.
Quando volta para o Brasil, ao chegar é chamado no alto-falante do aeroporto, e encontra com as pessoas do exército os quais o liberam.
Collections
- Violência de estado [405]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: