• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016027P9 Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Histórias que dão forma : criatividade e socialidade entre as ceramistas Karajá (TO)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA CAROLINA RAMOS BELEI.pdf (8.618Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Belei, Ana Carolina Ramos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação investiga a produção de ritxòkò feita pelas ceramistas Karajá da aldeia Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal (TO). Esta aldeia configura-se como o principal polo ceramista dos Karajá e é tida como o local de origem da ritxòkò. Há bastante tempo a "boneca Karajá", forma pela qual se convencionalizou chamar a ritxòkò, é alvo de interesse de pesquisadores, turistas, agentes museais e estatais. De objeto lúdico para crianças a ritxòkò gradativamente foi alcançando novos estatutos entre os não indígenas - como "objeto etnográfico", "obra de arte" e, mais recentemente, "patrimônio imaterial". Tais estatutos também foram assumidos pelos Karajá. Assim, a boneca passou a figurar em circuitos como da musealização, do comércio e em oficinas dentro e fora da aldeia. Os sentidos conferidos pelos Karajá à ritxòkò estão conectados aos distintos destinos dados a ela, como também à sua funcionalidade no contexto no qual emerge. Interessa-me compreender o lugar que a ritxòkò assume na vida Karajá. Para isso, procura-se percorrer as etapas do processo produtivo e atentar-se aos repertórios e enredos traçados. Desvela-se nisso relações vividas no passado e no presente, as trajetórias, interesses, aspirações e especialidades das ceramistas, que privilegiam dar forma a um modo de vida propriamente In?: cenas cotidianas e rituais, narrativas mito-históricas e as fases de vida, algumas das quais já preteridas pelos Karajá. Veremos que a ritxòkò se constitui em um sistema de registro e, por isso, em um espaço de enunciação e de controle de significados. Em certo sentido, ela é, em si, um sistema museal. Palavras-chave: Karajá; boneca; arte indígena; registro.
     
    Abstract: This study investigates the ritxòkò production by the Karajá potters from the village of Santa Isabel do Morro, in Ilha do Bananal (TO). This village is the ceramist core of the Karajá and is considered as the place of origin of the ritxòkò. For a long time, the "Karajá doll", the name by which the ritxòkò is conventionally called, has been a subject of interest for researchers, tourists, museums and government agents. From a playful object for children, the ritxòkò has gradually reached new status among non-indigenous people -- such as an "ethnographic object", a "work of art" and, more recently, an "intangible heritage". Thus, the doll started to appear in different environments, such as museums, souvenir shops and workshops inside and outside the village. The meanings assigned by the Karajá to the ritxòkò are connected to their distinct destinies, as well as their functionalities in the contexts in which they appear. Here, the interest is understanding the place the ritxòkò takes on Karajá's life. For this, the aim is going through the stages of the production process with special attention to their stories. Unfolding relationships lived in the past and present, paths, interests, aspirations and specialties of potters; all this priorizes modeling a way of life as properly In?: everyday and ritual scenes, mythological/historical narratives and life stages, some of which have already been disregarded by the Karajá. The ritxòkò consists in a register system and, therefore, a space of enunciation and control of meanings. In a sense, it is itself a museum system. Keywords: Karajá; Dolls; Native art; Record.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70575
    Collections
    • Dissertações [67]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV