Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTrovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherBega, Maria Tarcisa Silva, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T21:55:03Z
dc.date.available2021-04-15T21:55:03Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70251
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Begapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 269-276pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo central desta dissertação é compreender os raciocínios práticos de professores e professoras de sociologia do ensino médio associados às suas práticas docentes. A pesquisa realizou-se no âmbito dos estudos sobre ensino de sociologia no ensino médio, e orientou-se pela abordagem teórico-metodológica da etnometodologia. Buscou-se localizar e descrever os relatos (accounts) dos docentes sobre suas práticas de ensinar sociologia a partir da lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos; compreender o conhecimento de senso comum dos docentes, a inteligibilidade mútua de suas práticas e o que reconhecem como ensinar sociologia e uma aula de sociologia no ensino médio. Empiricamente, investigou-se professores e professoras da rede de ensino pública do estado do Paraná, ligados ao município de Curitiba e a municípios da Área Norte de sua Região Metropolitana, que integraram as turmas do ano de 2019 do curso de formação continuada estadual denominado "Conexão Professor em Ação". Participouse de cinco reuniões presenciais entre as três turmas acompanhadas, em que se observou, junto aos docentes, seus relatos verbais escritos (em planos de aula individuais e coletivos) e orais (nas reuniões presenciais da formação). Nesta pesquisa, observou-se que as expressões "desnaturalizar" e "desconstruir" indicam expressões centrais e operações intelectuais diretrizes da prática dos docentes pesquisados, caracterizando o "dever ser" de seu ensinar sociologia na lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos. Diante disso, pode-se compreender que a ordenação singular de seus raciocínios práticos se realiza no curso de procedimentos destacados pela negatividade (recusa, negação), junto de outros procedimentos didático-pedagógicos variáveis empregados caracteristicamente pelos docentes. Contam, entre estes procedimentos variáveis, os pela pluralidade e pelo embate, os da teorização, da materialização, da problematização, e os da fundamentação, da legitimação e da argumentação. Os procedimentos pela negatividade são referenciados pelas expressões centrais "desnaturalizar" ("desnaturalização") e "desconstruir" ("desconstrução"), indicativas de operações intelectuais diretrizes do ensinar sociologia local, assim, são procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir". Essa negatividade indica uma regra procedimental principal na ordenação dos raciocínios práticos docentes. Assim, o "dever ser" didático-pedagógico do ensinar sociologia, singularizado por procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir", é realizado localmente pelo sentido de uma negatividade dirigida a certos objetos existentes em sociedade (fatos, fenômenos, condições, problemas), estes, reconhecidos entre os docentes como "construção (social)/construído", "naturalização/naturalizado" e "senso comum", o que marca a ordenação de seus raciocínios práticos e a inteligibilidade mútua de suas práticas de ensinar sociologia. Palavras-chave: Ensino de sociologia. Ensino Médio. Prática Docente. Metodologia de ensino. Etnometodologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this dissertation is to understand the practical reasoning of high school sociology teachers associated with their teaching practices. The research was carried out within the scope of studies on the teaching of sociology in high school, and was guided by the theoretical-methodological approach of ethnomethodology. We sought to locate and describe the accounts of teachers about their practices of teaching sociology based on dealing with their practical didactic-pedagogical problems; understand the teachers' common sense knowledge, the mutual intelligibility of their practices and what they recognize as teaching sociology and a sociology class in high school. Empirically, we investigated public school teachers in the state of Paraná, linked to the municipality of Curitiba and municipalities in the Northern Area of its Metropolitan Region, who joined the 2019 classes of the state continuing education course called "Conexão Professor em Ação". We participated in five face-to-face meetings between the three classes we monitor, observing with teachers their written verbal accounts (in individual and collective lesson plans) and oral accounts (in face-to-face training meetings). In this research, it was observed that the expressions "denaturalize" and "deconstruct" indicate central expressions and directive intellectual operations of the researched teachers' practice, characterizing the "must be" of their teaching sociology in dealing with their practical didactic-pedagogical problems. Given this, it can be understood that the singular ordering of their practical reasoning takes place in the course of procedures highlighted by negativity (refusal, denial), along with other variable didactic-pedagogical procedures typically used by teachers. These variable procedures include those for plurality and conflict, those of theorization, materialization, problematization, and those of reasoning, legitimation and argumentation. The procedures for negativity are referenced by the central expressions "denaturalize" ("denaturalization") and "deconstruct" ("deconstruction"), indicative of directive intellectual operations of the local teaching of sociology, thus, they are procedures of "denaturalize-deconstruct". This negativity indicates a main procedural rule in the ordering of practical teaching reasonings. Thus, the didactic-pedagogical "must be" of teaching sociology, singularized by procedures of "denaturalize-deconstruct", is carried out locally by the sense of a negativity directed towards certain objects existing in society (facts, phenomena, conditions, problems), these, recognized among teachers as "(social) construction / constructed", "naturalization / naturalized" and "common sense", which marks the ordering of their practical reasoning and the mutual intelligibility of their practices of teaching sociology. Keywords: Sociology teaching. High school. Teaching Practice. Teaching methodology. Ethnomethodology.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (283 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEtnometodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleEntre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana nortept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples