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dc.contributor.advisorQueiroz, Sandra Mara Pereira dept_BR
dc.contributor.otherRatton, Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAI. Departamento Regional do Paranápt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.creatorGosch, Alessandra Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T15:37:17Z
dc.date.available2024-07-17T15:37:17Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70159
dc.descriptionOrientadora: Profa. M.Sc. Sandra Mara Pereira de Queirozpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Eduardo Rattonpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o SENAI-PR e a Universität Stuttgart. Defesa : Curitiba, 20/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 127-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: Projetos de infraestrutura rodoviária demandam extensas análises e estudos a fim de se obter empreendimentos que atendam às necessidades humanas com o mínimo impacto gerado ao meio ambiente em que se localizam. A Avaliação de Impactos Ambientais tradicionalmente é aplicada após a determinação da alternativa de traçado, porém durante o estudo de alternativas locacionais há a necessidade de se considerar os impactos gerados por cada alternativa, de modo a definir o traçado de menor impacto ambiental. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma aplicação de programas de modelagem da informação em conjunto com sistemas de informações georreferenciadas para uso Avaliação de Impactos Ambientais de estudos de alternativas locacionais rodoviárias. Em vista disso, este trabalho visa verificar a aplicabilidade de tecnologias BIM e SIG, por meio do estudo de caso aplicado ao trecho da rodovia BR-135/BA, entre os km 207 a 212 no município de São Desidério na Bahia, onde foram geradas 3 alternativas locacionais por diferentes fluxos de trabalho utilizando programas computacionais de ambas as tecnologias, e utilizados métodos multicritério para a avaliação dos resultados. Os resultados obtidos pela aplicação das tecnologias BIM e SIG na geração de alternativas de traçado, em termos de impacto ambiental estimado, foram analisados em comparação com traçado gerado em CAD paramétrico. Verificou-se que a tecnologia SIG apresenta potencial para uso em avaliação de impactos de maneira conjunta à elaboração do projeto em CAD paramétrico dependendo dos pesos e critérios empregados na otimização, enquanto a tecnologia BIM empregada ainda não possui a capacidade de processamento necessária para a avaliação de todas as restrições ambientais consideradas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Road infrastructure projects require extensive analysis to meet human needs with a minimal impact on the environment. Environmental Impact Assessment is traditionally applied after the road alternative is determined, however, during the alignment planning there is a need to consider the impacts generated by each alternative, to define the alignment with the least impact. Thus, this paper presents an application of Information Modeling programs in conjunction with Georeferenced Information Systems for Environmental Impact Assessment of road alignment planning studies. Therefore, this thesis aims to verify the applicability of BIM and GIS technologies, through the case study of a segment in BR-135 / bA, between km 207 to 212, in the municipality of São Desidério, Bahia. Three alignment alternatives were generated by using different workflows in computer programs of both technologies, and multicriteria methods were used to evaluate the results. The results obtained by the application of BIM and GIS technologies in the alignment optimization, in terms of estimated environmental impact, were analyzed in comparison with an alignment generated via parametric CAD. It was found that GIS technology has the potential for use in impact assessment if used in conjunction with project design, depending on the weights and criteria employed in the optimization. Whereas, the tested BIM technology does not yet have the processing capacity required to evaluate all the environmental restrictions considered in this case study.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.titleTecnologias BIM e SIG aplicadas para a avaliação de impacto ambiental de alternativas de traçado rodoviário : estudo de caso da BR-135 BApt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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