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dc.contributor.advisorFidelis, Lourival de Moraes, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Elisa Daniele dept_BR
dc.contributor.otherFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T15:30:41Z
dc.date.available2022-04-07T15:30:41Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70155
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lourival de Moraes Fidelispt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 17/09/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 105-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa analisa as convergências entre Educação do Campo e a agroecologia, a partir do processo de formação continuada, tendo com o objetivo investigar as repercussões no processo de ensino e de aprendizagem , considerando possibilidades pedagógicas de aproximação dos/as estudantes com o meio ambiente, reveladas na ação docente dos profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da Educação do Campo, tendo com o subsídios processos de formação continuada com perspectiva emancipatória. O lócus da pesquisa foi um a escola do campo da rede municipal de Araucária. O desenvolvimento do trabalho teve com o metodologia a pesquisa participante, tendo com o ponto de partida a leitura crítica da realidade dessa escola do campo e das práticas pedagógicas. O aprofundamento da investigação com o coletivo de profissionais/pesquisadores se deu no diálogo dos tem a s geradores com os temas suleadores da pesquisa, quais sejam : Educação do Campo, agroecologia e formação continuada. A análise foi realizada a partir da classificação dos dados obtidos na pesquisa em cinco categorias, sendo essas: desemparedamento e currículo vivo na prática pedagógica; coletividade e cooperação; emancipação e protagonismo dos/as estudantes; integração família e escola e fortalecimento da com unidade do campo. C om o resultado dessa pesquisa têm -se os impactos na ação educativa, decorrentes de um a proposta de formação continuada emancipatória, ressignificando os tempos e espaços escolares. Como o mestrado é profissional, além da dissertação, resultou com o produto desse processo investigativo, a proposição de um G rupo de Discussões, no formato de círculos de cultura freirianos, objetivando o fortalecimento da com unidade do campo em um a perspectiva emancipatória. Palavras-chave: Educação do Campo. Formação Continuada. Agroecologia. Meio Ambiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research analyzes the convergences between countryside education and agroecology, from the process of continuous Education training, aiming to investigate the effects on the teaching and learning process, considering pedagogical possibilities of bringing students closer to the environment, revealed in the teaching action of professionals who work in the early years of elementary school, in the context of rural education, with subsidies for continuing education processes with an emancipatory perspective. The research was developed at a contryside school in Araucária. The methodology used was participative research based on the critical analysis of the reality and teaching practices at that school. The further development of the investigation along with the team of professionals/researchers took place by the dialogue between the generating themes of the research: countryside education, agroecology and continuous education training. The analysis started from the categorization of the collected data in 5 categories: unbundling and active school curriculum in teaching practice; com m unity and cooperation; students emancipation and their protagonism; family and school integration and countryside com m unity strengthening. The results indicate impacts on the teaching practices derived from a proposal of continuous emancipatory training, giving a new meaning to school times and spaces. Since the thesis is the result of an investigation process aiming a Professional Masters Degree, it also resulted in a discussion group regarding the contributions of Freire, with the objective of empowering the countryside com m unity in an emancipatory perspective. Keywords: Countryside Education. Continuous Education Training. Agroecology. Environment.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (114 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titleEducação do campo e agroecologia : uma convergência entre educação e meio ambientept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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