Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a investigação sobre os usos do livro didático de Sociologia nas escolas públicas por professoras e professores de diferentes estados do Brasil, matriculados no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Testamos hipóteses que relacionam as formas de manuseio do livro às diferentes condições de trabalho, formação e acessibilidade de recursos. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com trinta e oito (38) perguntas, respondido por setenta (70) docentes mestrandos do PROFSOCIO, provenientes de um universo total de duzentos e sessenta e quatro (264), licenciados e atuantes no ensino da Sociologia em escolas públicas de cinquenta (50) municípios do Brasil. A diversidade territorial do Programa possibilitou o alcance de dados que se referem a professores em busca de qualificação e que vivem realidades distintas. O tratamento dos dados segue indicando que o livro didático é a principal referência bibliográfica do docente, além de recurso que auxilia no planejamento de suas aulas. Os resultados deste trabalho permitem compreender melhor a importância do livro didático de Sociologia e sugerem a necessidade de produção e distribuição de materiais de apoio para professores, além da manutenção e incremento do Plano Nacional do Livro Didático. Palavras-chave: Livro Didático. Ensino de Sociologia. Prática Docente. Mestrado Profissional. Abstract: This research aims to investigate the uses of the Sociology textbook in the public schools by teachers from different states in Brazil, who are enrolled in the Professional Master of Sociology in the National Network Program (PROFSOCIO). Hypotheses relate the ways of using the book to different working conditions, training and accessibility of resources were tasted. The main method employed was the application of a virtual questionnaire with thirty-eight (38) questions, that was answered by seventy (70) teachers who are students of PROFSOCIO, from a total universe of two hundred and sixty four (264), and active in the teaching of Sociology in public schools from fifty (50) municipalities in Brazil. The Program's territorial diversity enables to reach different realities. The treatment of the data indicates that the teaching material is the main bibliographic reference of the teacher, in addition to a resource that help them to plan their classes. The results of this work allow us to understand the importance of the Sociology textbook and suggest the need of production and distribution of support materials for teachers, in addition to maintaining and increasing the National Textbook Plan. Key-words: Textbook. Sociology teaching. Teaching Practice. Professional Master's.
Collections
- Dissertações [28]