Comunicação organizacional, processo decisório, vantagem competitiva e efetividade em duas cooperativas paranaenses de agronegocio
Resumo
Resumo: Este trabalho possui o objetivo de analisar como e quais aspectos da comunicação organizacional afetam o processo de tomada de decisão e esses, conseqüentemente, influenciam a vantagem competitiva e a efetividade nas organizações. Além desse objetivo geral, o estudo ainda procura elaborar um referencial de análise da comunicação organizacional que aborde as questões instrumentais e outros aspectos desse tema. A revisão teórica para a elaboração dessa pesquisa possui como orientação geral a perspectiva da estratégia enquanto prática social e compreendeu, por um lado, aspectos do processo decisório, visão baseada em recursos e da efetividade organizacional. Por outro lado, a revisão abordou teorias resgatadas da área da Comunicação Social e aspectos inseridos no contexto das organizações relacionados à comunicação organizacional. A metodologia adotada para a realização deste estudo foi o estudo comparativo de casos, que avaliou dois processos decisórios em organizações cooperativas (cooperativa A - decisão relacionada à produção de leite, e cooperativa B - decisão relacionada à produção de suco de laranja), com delineamento exploratório e corte transversal para a análise. A pesquisa utilizou um seqüenciamento multimétodo do tipo qualitativo-quantitativo. Para o levantamento dos dados na parte qualitativa, foram realizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado para diretores, gerentes e cooperados envolvidos nas decisões analisadas. Na parte quantitativa, foi aplicado um questionário para os cooperados da cooperativa A. Os resultados demonstraram que a comunicação organizacional esteve presente em cada uma das fases das duas decisões pesquisadas e exerceu influência sobre os seus resultados. Em relação à vantagem competitiva das cooperativas estudadas, os resultados demonstraram que a comunicação organizacional pode ser considerada como recurso organizacional com potencial complementar para gerar vantagem competitiva para as organizações. Sobre a efetividade organizacional, as análises demonstraram que aspectos ligados à comunicação organizacional, como, por exemplo, acesso às informações e clareza das informações influenciaram a efetividade organizacional da cooperativa A. De modo geral, os resultados da pesquisa demonstraram que a comunicação organizacional deve ser compreendida tanto como variável, que as organizações possuem, quanto como processo estruturante, que influencia a formação das organizações. Abstract: The purpose of this work is to analyze how and which aspects of organizational communication affect the decision process and, consequently, how they influence the competitive advantage and organizational effectiveness. Besides this general purpose, the study looks for the elaboration of a referential of analysis for organizational communication which approaches instrumental questions and other aspects of this subject. The general orientation of the theoretical review of this research is the perspective of strategy as practice as well as aspects of decision process, resource based view and organizational effectiveness. On the other hand, the review approached theories of Social Communication area and inserted aspects in the context of organizations related to organizational communication. The methodology adopted as an accomplishment of this study was the comparative-case study, which evaluated two decision processes in cooperatives organizations (cooperative A - decision related to milk production, and cooperative B - decision related to orange juice production), with exploratory delineation and cross-sectional analysis. The research had a multi-method sequence with qualitative-quantitative steps. For data gathering in qualitative part, semi-structured script interviews was performed with directors, managers and members of cooperatives in decisions analyzed. In quantitative part, a questionnaire was applied for members of cooperative A. The results demonstrated that the organizational communication was present in each one of the decisions phases of the two processes researched and exerted influence on its results. In relation to the competitive advantage of the cooperatives studied, the results demonstrated that the organizational communication could be considered organizational resource with complementary potential to generate competitive advantage for organizations. In what concerns organizational effectiveness, analyses demonstrated that aspects related to organizational communication such as access to information and information clarity influenced the organizational effectiveness of cooperative A. In general way, the research results demonstrated that the organizational communication must be understood as a variable which organizations carry as an structure process, which influences the formation of organizations.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]