Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChemin, Marcelo, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marina Lima dos, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T13:48:37Z
dc.date.available2021-03-31T13:48:37Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70072
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Cheminpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 25/11/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 104-111pt_BR
dc.description.abstractResumo: No contexto do planejamento urbano, a cultura e a criatividade emergem como ativos econômicos da cidade contemporânea. A cidade de Curitiba é reconhecida pelos anos de ações de planejamento urbano avaliados comumente como bem-sucedido. O turismo em Curitiba tem por atrativo os equipamentos de uso público e mobiliário urbano e a imagem de Curitiba na perspectiva do turista é de uma cidade com qualidade de vida e planejada. Com isso, em 2014, Curitiba recebeu o título de Cidade do Design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Esta pesquisa tem por objetivo analisar, sob ponto de vista conceitual, como a Curitiba Criativa e do Design se articula com a Curitiba Turística. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Fez uso de pesquisa documental, entrevistas e análise de conteúdo. Para atingir os objetivos propostos foram escolhidas três categorias de análise para as temáticas estudas com o intuito de encontrar as convergências: 1- Sujeitos e instituições; 2- Promoções e apelos; e 3- Lugares, equipamentos e adereços. Como resultados constata-se que no referido Dossiê foram utilizados elementos do histórico de planejamento urbano, bem como assume-se a intenção de continuar o desenvolvimento do turismo na cidade com a promoção dos equipamentos de uso público e o discurso das entrevistas ressaltam que a Curitiba Criativa e do Design e a Curitiba Turística convergem sobretudo para planos e vontades políticas, que qualificam a cidade para ações de city marketing e para seguir tendências e estratégias do momento. Palavras-chaves: Turismo, Desenvolvimento, Planejamento Urbano, Cidades Criativas, Curitiba - PR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the context of urban planning, culture and creativity emerge as economic assets of the contemporary city. The city of Curitiba is recognized for its years of urban planning actions commonly evaluated as successful. Tourism in Curitiba has as its attraction the equipment of public use and urban furniture and the image of Curitiba from the tourist perspective is of a city with quality of life and planned. Thus, in 2014, Curitiba received the title of Design City from the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). This research aims to analyze, from a conceptual point of view, how Curitiba Creative and Design articulates with Curitiba Touristic. The research has a qualitative approach. It made use of documentary research, interviews and content analysis. To achieve the proposed objectives, three categories of analysis were chosen for the themes studied in order to find the convergences: 1- Subjects and institutions; 2- Promotions and appeals; and 3- Places, equipment and props. The results show that in this Dossier elements of the history of urban planning were used, as well as the intention to continue the development of tourism in the city with the promotion of public use equipment and the discourse of the interviews point out that Curitiba Creative and Design and Curitiba Touristic converge above all to plans and political wills, which qualify the city for city marketing actions and to follow trends and strategies of the moment. Keywords: Tourism, Development, Urban Planning, Creative Cities, Curitiba - PR.pt_BR
dc.format.extent111 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTurismo, planejamento urbano e cidades criativas : convergências entre a Curitiba criativa e do design e a Curitiba turísticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples