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dc.contributor.advisorSilveira, Carlos Eduardo, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorTeng, Cleusa Wu, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T13:15:35Z
dc.date.available2021-03-31T13:15:35Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70033
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 28/09/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.107-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ampliação do acesso aos meios de transporte, tiveram importante papel para o turismo. Dentre os que provocaram maior impacto, pode se encontrar os automóveis e aviões, responsáveis pelo intenso aumento da atividade turística mundial. Diante disso, este trabalho teve como objetivo central analisar os principais impactos da taxa de câmbio para as companhias aéreas brasileiras e o seu reflexo na atividade turística. Para isso, foi empregado o uso do método quantitativo e da econometria, como forma de se processar, analisar e examinar os dados econômicos e estatísticos disponíveis, principalmente de fontes como a ANAC, BACEN, IBGE, ONWTO, ABEAR, ANP e Ministério do Turismo. Com base neles, foi elaborado uma equação de regressão linear simples para tentar mensurar os impactos da taxa de câmbio sobre o preço médio do querosene de aviação entre os anos de 2008 e 2018, levando-se em consideração os estudos que indicam a influência do câmbio, principalmente sobre esse insumo, nos custos totais das companhias aéreas. Como resultado, se obteve que o câmbio e o preço do querosene de aviação possuem correlação positiva e significativa (coeficiente de correlação de Pearson de 0,386), com um coeficiente de determinação R² de 0,149. Isso significa que apenas 15% da variação do câmbio está relacionada linearmente com a variação do preço médio do querosene de aviação, enquanto que o resto (85%) são resultante de outros fatores. Neste mesmo período foi observado um crescimento significativo na demanda por voos domésticos frente aos internacionais, possibilitado pela redução considerável das tarifas aéreas médias e do yield tarifa aérea média, resultado do aumento do PIB (renda), maior eficiência tecnológica e operacional (desenvolvimento tecnológico) e da ampla concorrência (desregulação do setor). Enquanto que para os voos internacionais, foi observado um crescimento constante, juntamente com a entrada de um maior número de turistas estrangeiros. A vinda deles ao Brasil contribuiu para o crescimento da receita cambial turística. No entanto, os ingressos foram insuficientes para equilibrar as despesas cambiais geradas pelos turistas brasileiros no exterior, resultando em um déficit expressivo no balanço de pagamentos, agravado com a alta da taxa de câmbio neste período. Palavras-chave: 1. companhias aéreas brasileiras 2. taxa de câmbio; 3. querosene de aviação; 4. método quantitativo ; 5. turismo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The technology development along with expanding access to different modes of transport, played an important role for tourism. Among those modes of transport that caused the greatest impact, it's possible to highlight the automobiles and airplanes, responsible for the intense increase of the world tourism activity. Therefore, the aim of this paper is to analyze the main impacts of the exchange rate for Brazilian air transport market and their impact on tourism activity. To achieve the objectives of this paper, the use of quantitative methods and econometrics were employed as a way to process, analyze and examine the databases, mainly from sources such as ANAC, BACEN, IBGE, ONWTO, ABEAR, ANP and the Brazilian Ministry of Tourism. Based on these databases, a simple linear regression equation was designed and run to identify and measure how much the exchange rate impacts on the jet fuel market price (2008 - 2018), considering the studies that indicate the influence of the exchange rate mainly on the jet fuel price for the airline companies. As a result, it was confirmed that the exchange rate and the jet fuel price have a positive and significant correlation (Pearson correlation coefficient 0.386), and the R² coefficient of determination was 0.149. This means that only 15% of the exchange rate variation is linearly related to the average jet fuel price variation, while the rest (85%) is the result of other variables. According to these databases, in the same period there was a significant growth of domestic flights in Brazil. It was possible by a considerable reduction of air fares and air fare average yield, as a result of the increase in GDP (income), greater technological and operational efficiency (technology development) and competition (deregulation). While the international flights showed a steady growth and an increase in the number of foreign tourists. These foreign tourists contributed to the Brazilian growth of tourist exchange revenue. However, these income were insufficient to balance the foreign exchange caused by Brazilian tourists abroad, resulting in a significant deficit in the balance of payments, aggravated by the high exchange rate in this period. Keywords: 1. brazilian air transport market; 2. exchange rate; 3. jet fuel; 4. quantitative method; 5. tourismpt_BR
dc.format.extent124 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndustria de hospitalidadept_BR
dc.subjectAviação - Brasilpt_BR
dc.subjectAeronautica comercialpt_BR
dc.subjectTransportes - Custospt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectCâmbiopt_BR
dc.subjectAvioes - Combustiveispt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTurismo e transporte aéreo civil : uma análise das principais implicações da taxa de câmbio para as companhias aéreas brasileiras (2008-2018)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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