Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Felipe de Souzapt_BR
dc.contributor.otherBega, Maria Tarcisa Silva, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T21:42:53Z
dc.date.available2021-04-15T21:42:53Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70007
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tarcisa Silva Begapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 29/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 130-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o tipo de relação estabelecido entre os grupos empresariais do transporte de Curitiba com a administração pública do serviço desde 1955, ano em que iniciou a formalização do serviço. A consolidação de um monopólio e a permanência do grupo empresarial Gulin na concessão do serviço de transporte coletivo de Curitiba é um fenômeno econômico e político observado pelo menos desde 2013, entretanto, ganhou maiores proporções após a divulgação da Operação Riquixá, em 2018. Segundo a investigação realizada pelo GAECO, o grupo conseguiu interferir sobre o Edital n º005/2009 a fim de que fossem beneficiados com a concessão do serviço. O relatório da investigação demonstrou haver uma relação de favorecimento entre diretores da Urbanização de Curitiba SA - a URBS - com os empresários do Sindicato das Empresas de Ónibus de Curitiba e Região Metropolitana --SE1RANSP- hegemonizado pelo grupo Gulin. Tal acontecimento, levou a presente pesquisa a trabalhar com a hipótese de que a institucionalização do serviço de transporte coletivo na capital se assentou por meio de relações clientelistas ao longo de mais de 65 anos. Para isto, a pesquisa se propôs a abordar teorias que tratam do fenômeno clientelista; analisar o relatório final da operação; realizar a revisão histórica da institucionalização do sistema e analisar a biografia de agentes públicos e privados por meio da Prosopografia, a fim de encontrar padrões entre campos e capitais sociais comuns a ambos atores. Palavras-chave: clientelismo; transporte coletivo; política pública.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The goal of this thesis is understanding the kinds of relationship established between the transportation companies of Curitiba and the public administration of this service since 1995, the year it was fomalized. The consolidation of a monopoly by the Gulin group in the area of public transportation in Curitiba is a political and economic phenomenon observable at least since 2013, but which gained momentum after some revelations made by the Rickshaw Operation in 2018. According to the investigation carried out by GAECO, the Gulin group managed to interfere in Bidcling Notice n º005/2009, in order to gain the concession. The report of the investigation pointed to a relationship of favor between directors of Urbanização de Curitiba SA (Urbanization of Curitiba Inc.}- URBS, in portuguese - and businessmen from the Sindicato das Empresas de Ónibus de Curitiba e Região Metropolitana (Union of Bus Companies of Curitiba and Metropolitan Area} - SETRANSP, in portuguese - hegemonized by the Gulin group. This event led us to entertain the hypothesis that the institutionaliz.ation of the public transportation service in Curitiba has been based on clientelist relationships for over 65 years. In order to test it, we have made use of theories that deal with clientelism, analysed the final report of Operation Rickshaw, made the historical review of the institutionaliz.ation of the public transportation system and analysed the biography of public and private actors through Prosopography, in order to fmd pattems in fields and social capital common to both types of actors. Keywords: clientelism; public transportation; public policy.pt_BR
dc.format.extent135 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectClientelismopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPolitica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleClientelismo e desenvolvimento urbano : a consolidação de interesses privados na política pública de transporte coletivo de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples