Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBressan, Verapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T16:20:03Z
dc.date.available2022-09-02T16:20:03Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6996
dc.descriptionOrientadora: Mônica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Pretende-se com esse estudo analisar criticamente sobre a trajetória do Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil a partir das reformas educacionais. O aspecto central norteador da pesquisa é a questão da integração entre Educação Geral e Profissional, sinalizando mudanças no sentido de possibilitar uma formação unitária e politécnica para o Ensino Médio Integrado, possível a partir do Decreto 5154/04. A discussão abarca reflexões sobre as possibilidades da efetivação do Ensino Médio Integrado nas escolas públicas contemporaneamente. Parte-se do pressuposto de que a escola, atendendo à organização da divisão do mundo produtivo, geradora da dualidade estrutural, contempla essas demandas e perpetua uma formação diferenciada, para classes sociais distintas, caracterizando a dualidade histórica no Ensino Médio. O debate em torno dessa dualidade voltou à tona no contexto da atual reforma educacional, que tem gerado a promoção e a manutenção do movimento de articulação/ desarticulação entre Ensino Médio e Profissional. Discute-se, a partir da legislação atual, com o Decreto 5.154/04, as possibilidades de o Ensino Médio Integrado estruturar-se com vistas a proporcionar formação geral e específica, individual e coletiva para os jovens, tendo como princípio educativo o trabalho e sua relação entre ciência e cultura, possibilidades postas para o atual contexto histórico da educação brasileira. Essa análise se desenvolve tendo como bases teórica e metodológica a perspectiva da formação unitária e politécnica proposta por Antonio Gramsci, sustentada a partir da integração do mundo da cultura com o mundo do trabalho no que concerne à formação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims at to contemplate critically on the path of the High School and Professional Teaching with relationship to your identity and the process of construction of the pedagogic proposals that embrace this level of teaching of the educational politics. The aspect principal of the analysis is the reflection of the education in the High School and Professional Teaching and the subjects that determine them. The presupposition that, assisting to the organization of the productive world, the school contemplates the demands that originate differentiated social classes, generating of the structural duality that characterizes the path of the High School in Brazil. The duality returned in the context of the current educational reform, that has, through the legislation, generated the promotion and the maintenance of an articulation movement among the High School and Professional Teaching. It is discussed, starting from the current legislation, the possibility of the formation of individual and collective subjects, tends as educational beginnings the relationship among work, science and culture, as well as the put possibilities, in the current historical context, for the Integrated High School and Professional Teaching. The analysis grows tends as the theoretical and methodological bases the unitary and polytechnic formation proposed by Antonio Gramsci, sustained starting from the integration of the world of the culture with the world of the work in what it concerns to the formation.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação geral e profissional : ensino médio integrado e as possibilidades da formação unitária e politécnicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples