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dc.contributor.authorBarbosa, Daniella Pereirapt_BR
dc.contributor.otherMedaglia, Juliana, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherMassukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T12:46:44Z
dc.date.available2021-03-31T12:46:44Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69924
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra Juliana Medaglia Silveirapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.a Dra Márcia Shizue Massukado Nakatanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 30/09/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 144-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tecnologia tem promovido mudanças disruptivas no turismo, que se intensificaram nas duas últimas décadas do século XX, levando ao que pode ser chamado de uma transformação digital do setor. O uso de plataformas digitais na aquisição de produtos e serviços turísticos se intensificou e a experiência do viajante moderno está intimamente interligada com o universo digital ao longo de toda a jornada de consumo. Neste contexto, os Millennials são considerados a primeira geração global que se desenvolveu a luz das mudanças impulsionadas pelas TICs e pela globalização, portanto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o perfil dos viajantes brasileiros da Geração Millennial a partir da análise de seus hábitos de consumo mediados pela tecnologia. Para alcançar o objetivo proposto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: discutir a transformação digital do turismo e seus desdobramentos no mercado de viagens; identificar os principais traços comportamentais da Geração Millennial, e por fim, descrever os hábitos de consumo dos Millennials brasileiros que utilizam a Internet no planejamento e aquisição de produtos e serviços turísticos. A pesquisa foi construída a partir de um desenho metodológico composto por um conjunto de técnicas de pesquisa: bibliometria; pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e survey on-line. O perfil comportamental e os hábitos de viagens dos Millennials foram extraídos por meio da análise documental de dados secundários provenientes de relatórios mercadológicos, a ideia aqui foi identificar se o conhecimento do mercado sobre a geração ia ao encontro do conhecimento científico proposto na literatura acadêmica. Observou-se uma lacuna de estudos sobre os Millennials latino-americanos no campo do turismo, principalmente no que tange ao comportamento de consumo. Os Millennials representam um quarto da população mundial na atualidade, ou seja, a geração com a maior parcela de indivíduos em idade produtiva no globo, o que faz deles um grupo consumidor de peso. Quanto aos resultados obtidos na pesquisa foi possível identificar que os Millennials brasileiros fazem uso da tecnologia ao longo da sua jornada de consumo de viagens, com destaque para a utilização de dispositivos mobile e o compartilhamento de experiências em redes sociais. Ao apresentar o perfil de uma parcela dos viajantes Millennials brasileiros, o estudo demonstrou que os hábitos de consumo de viagens no ambiente digital são um retrato de como essa geração se relaciona com a tecnologia no contexto do turismo. Palavras-chave: Turismo. Desenvolvimento. Tecnologia digital. Comportamento do consumidor. Geração Millennial Brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Technology has promoted disruptive changes in the tourism sector, which have intensified in the last two decades of the 20th century, which can be called digital transformation. The use of digital platforms in the purchase of tourism products and services has intensified the experience of modern travelers and is interconnected with the digital universe throughout the entire journey of consumption. In this context, Millennials are considered the first global generation that developed in the light of the changes driven by ICTs and globalization, therefore, this research has as main objective to present the profile of Brazilian travelers of the Millennial Generation from the analysis of their habits of consumption mediated by technology. To achieve the proposed objective, the following specific objectives were established: to discuss the digital transformation of tourism and its developments in the travel market; identify the main behavioral traits of the Millennial Generation, and finally, describe the consumption habits of Brazilian Millennials who use the Internet in planning and purchasing tourism products and services. The research was built from a methodological design composed of a set of research techniques: bibliometrics; bibliographic research; documentary research and an on-line survey. The behavioral profile and travel habits of Millennials were extracted through the documentary analysis of secondary data from market reports, the idea here was to identify whether the knowledge of the market about the generation met the scientific knowledge proposed in the academic literature. There was a gap in studies on Latin American Millennials in the field of tourism, especially concerning consumer behavior. Millennials represent a quarter of the world population today, that is, the generation with the largest share of individuals of working age in the globe, which makes them a heavy consumer group. As for the results obtained in the research, it was possible to identify that Brazilian Millennials make use of technology throughout their travel consumption journey, with emphasis on the use of mobile devices and the sharing of experiences on social networks. By presenting the profile of a portion of Brazilian Millennial travelers, the study showed that travel consumption habits in the digital environment are a portrait of how this generation relates to technology in the context of tourism. Keywords: Tourism. Development. Digital technology. Consumer behavior. Brazilian Millennial Generation.pt_BR
dc.format.extent163 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTransformação digital no turismo : os hábitos de consumo dos viajantes millennials brasileiros sob uma perspectiva mercadológicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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