Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
Resumo
Resumo: Esta dissertação resulta da reflexão sobre registros de práticas de uma Arte Educadora Ambiental, vivenciadas no período compreendido entre os anos de 2018 a 2020 no contexto da educação básica. Diários de classe, cadernos de artista, notas de experiências, materiais produzidos por educandos e educandas são revisitados em diálogo com aportes metodológicos que derivam dos campos de conhecimento da Arte, da Educação e das Ciências Ambientais. A arte é compreendida como manifestação de existência humana e um constante aprender a re-aprender através da sensibilidade e do sensível. A Educação Ambiental, aqui entendida como aquela que se dá na vida, a partir de nossos modos de viver, de nossas escolhas éticas sobre a forma como entendemos e nos relacionamos com o mundo. Neste emaranhado de teias que se interconectam, inserida no campo de estudo que articula Ambiente e Sociedade, me somo às educadoras e educadores motivados pela possibilidade de uma arte educação ambiental. A investigação recai sobre os processos de criação vivenciados com adolescentes de escola pública sobre a temática "Coisas Frágeis", durante as aulas semanais de arte, pautada na abordagem qualitativa entretecida com metodologia experimental e exploratória. Deste processo resultam poéticas visuais no gênero de fotopoemas, organizados em livro digital. Entendidos como evocações do despertar poético e do sentido estético, os fotopoemas revelam os deslocamentos dos sujeitos envolvidos no processo arte educativo em sua relação com o mundo e seus ambientes de existência, expressando um engajamento ativo na produção subjetiva da arte. As interconexões entre o todo e as partes neste emaranhado de experiências compartilhadas, convidam à investigação, análise e ressignificação das práticas docentes, as quais participam nesta malha de movimento vivo e potente de pesquisa em arte educação ambiental, buscando uma contribuição sensível, crítica e reflexiva sobre as relações que entretecem sujeitos e materiais em seus ambientes de vida. Palavras-chave: Práticas Educativas, Poéticas Visuais, Arte Educação Ambiental. Abstract: This dissertation results from the reflection on the practice records of an Environmental Educating Art, experienced between the years 2018 to 2020 in the context of basic education. Class diaries, artist notebooks, notes of experiences, materials produced by students and students are revisited and put into dialogue with methodological contributions that derive from the fields of knowledge of: Art, Education and Environmental Sciences. Art is understood as a manifestation of human existence and a constant re-learning to learn through sensitivity and sensitivity. Environmental Education, like that which occurs in life, from our ways of living, from our ethical choices about the way we understand and relate to the world. And in this tangle of webs that interconnect, inserted in the field of study that articulates Environment and Society, I add myself to the educators motivated by the possibility of an Environmental Education Art. The investigation relates to the creation processes experienced with adolescents from public schools on the theme "Fragile Things", during the weekly art classes. Together - educating art and students - we launch ourselves into the experience of recognizing our weaknesses in a world that also presents us as fragile so that together we and the world can strengthen each other. From this rich process, visual poetics result, in the genre of photopoemas, organized in a digital book. Understood as evocations of poetic awakening and of the aesthetic sense, the photopoemas reveal the displacements of the subjects involved in the educational art process in their relationship with the world and their environments of existence, expressing an active engagement in the subjective production of art. The interconnections between the whole and the parts in this tangle of shared experiences invite research, analysis and reframing of teaching practices, which participate in this network of lively and powerful research in Art Environmental Education, seeking a sensitive, critical and reflective contribution on relationships that interweave subjects and materials in their living environments. Keywords: Educational Practices, Visual Poetics, Art Environmental Education.
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