Show simple item record

dc.contributor.advisorNogueira, Christiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Juliano Ferreira de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T18:19:58Z
dc.date.available2022-02-22T18:19:58Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69749
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Christiano Nogueirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de como os docentes da Escola Municipal João Germano Machado, no município de São Francisco do Sul - SC, atuam como professores regentes no ensino fundamental - anos finais. O instrumento de pesquisa se deu através de questionário e entrevista não estruturada, com a finalidade de perceber as concepções que os docentes têm de educação ambiental e temas correlacionados. As questões e a entrevista tiveram como base para elaboração os principais conceitos abordados no referencial teórico, os quais constituíram os eixos temáticos. Os conceitos principais abordados na pesquisa foram: relação ser humano natureza; concepção ou não dos espaços de preservação ambiental; trabalho como interação ser humano- natureza; concepções de interdisciplinaridade em relação à educação ambiental; concepção de educação no processo formativo; compreensão de Educação/Escola Inovadora X Escola Tradicional; e concepções de educação ambiental. A partir das respostas dos docentes foi realizada a análise junto aos eixos orientadores. As Unidades de Análise foram obtidas por meio da Análise de Conteúdo, método que analisa as falas obtidas nas respostas das entrevistas. Como resultado das análises foi demonstrada forte ligação dos conceitos e concepções conservadores, embora com sentido inovador, quanto a educação ambiental e as temáticas correlacionadas. Observou se um discurso forte de uma educação ambiental fragmentada, legal e institucionalizada, que está ligada a resolução de problemas locais, que é tida como mera formalidade. Com isto as concepções de educação/escola inovadora, assim como a adoção de espaços diversos de aprendizagem, na prática, prendem-se ao mesmo conceito. A educação ambiental, as relações ser humano-natureza e as contradições ainda são consideradas um a parte, como se o sujeito não fizesse parte desse conjunto. Palavras-chave: Educação ambiental. Relação Ser Humano-Natureza. Concepção do papel docente. Educação-Práticas Inovadoras-Aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this work was to carry out an analysis of how the teachers of the João Germano Machado Municipal School, in the municipality of São Francisco do Sul -SC, acted as conducting teachers in elementary school - final years. The research instrument took place through a questionnaire and unstructured interview in order to understand the conceptions that teachers have of environmental education and related themes. The questions and the interview were based on the main concepts covered in the theoretical framework and which constituted the thematic axes. The main concepts covered in the research were: relationship between human being and nature; Conception or not of the spaces of environmental preservation, work as human-nature interaction, conceptions of interdisciplinary in relation to environmental education, conception of education in the formative process, understanding of Education / Innovative School X Traditional School and conceptions of environmental education. Given the responses of the teachers analyzing together with the guiding axes elaborated according to the theoretical references, the Analysis Units were obtained through Content Analysis, analyzing the speeches of the teachers in the interview responses and their characteristics through the standard of arguments. Because of the analyzes, there was a strong connection between concepts and concepts, although with an innovative sense, strong indications of conservatism regarding environmental education and related themes. A strong discourse in a fragmented, legal and institutionalized environmental education, but linked to the resolution of local problems, taken as a mere formality and with this the conceptions of innovative education / school, as well as the adoption of different learning spaces are linked to the same concept in practice. Environmental education, the relationship between human and nature, contradictions are still considered a part, as if the subject were not part of this set. Keywords: Environmental education. Human Being-Nature Relationship. Conception of the teaching role. Education-Innovative Practices-Meaningful learning.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (135 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectRelaçao homem e naturezapt_BR
dc.titleConcepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SCpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record