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    As percepções dos(as) trabalhadores(as) quanto à rotina e sua influência na saúde mental de adolescentes internados(as) nos Centros de Socioeducação (CENSE) do Estado do Paraná

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    R - D - CASSIANO ROBERT.pdf (2.986Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Robert, Cassiano, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O estudo pretende descrever as percepções dos(as) trabalhadores(as) quanto ao cotidiano institucional e as atividades que o compõe e suas possíveis correlações com os fatores que geram sofrimento e crises de saúde mental no público atendido nas unidades socioeducativas do Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados grupos focais e observações participantes em sete Centros de Socioeducação (CENSE), contemplando unidades de grande e pequeno porte, destinadas ao público feminino e masculino. Foram utilizados os princípios da hermenêutica para o tratamento e interpretação dos dados. Observou-se, segundo a análise dos relatos das equipes, uma aparente não padronização das estruturas dos CENSE (arquitetônica, oferta de atividades, normativas e recursos humanos), sendo as unidades de menor estrutura melhor avaliadas pelas equipes quanto à qualidade do atendimento realizado. Ademais, a privação ocupacional pareceu sinalizar o aumento do sofrimento mental dos(as) adolescentes, contrariamente à situação de acesso a um repertório de atividades significativas, as quais pareceram ser promotoras de saúde mental. Conclui-se que a institucionalização pareceu gerar sofrimento mental intenso e constante tanto nos(as) adolescentes quanto nas equipes que trabalham nos CENSE, sendo a estruturação do cotidiano das unidades um fator primordial deste processo. Palavras-chave: Atividades cotidianas. Adolescente institucionalizado. Saúde mental
     
    Abstract: This study intends to describe the workers' perceptions regarding the institutional daily life and the activities that it comprises and its possible correlations with the factors that generate suffering and mental health crises in adolescents in the socio-educational units of the State of Paraná. Focal groups and participant observation in seven Center of Socio-education (CENSE) were used as instruments of data collection, covering large and small units, for the female and male public. The principles of hermeneutics were used for the treatment and interpretation of data. It was observed, according to the analysis of the team's reports, an apparent non-standardization of the structures of the CENSE (architectural, offer of activities, norms and human resources) and that units of smaller structure presented a better evaluation in the sense of attendance to the public. Furthermore occupational deprivation seemed to signalize an increase in the suffering of adolescents, in contrast to access to a repertoire of significant activities, which seemed to be promoters of mental health. In conclusion institutionalization may generate intense and constant mental suffering both for adolescents and for the teams that work at CENSE, with the structuring of the units' daily routine being a primary factor in this process. Key words: Activities of Daily Living; Adolescent Institutionalized; Mental Health.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69640
    Collections
    • Dissertações [131]

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