Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Gleber, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Caroline Kemela dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T22:35:20Z
dc.date.available2021-03-05T22:35:20Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69618
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gleber Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 29/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 41-45pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi determinar o efeito agudo do autoinforme motivacional no desempenho de endurance, nas respostas psicológicas e psicofísica em indivíduos fadigados cognitivamente. A pesquisa contou com 12 participantes do sexo masculino (23,36 ± 4,05 anos; 74,2 ± 9,9 kg; 175 ± 7,72 cm; 41,3 ± 3,61 ml/kg/min), que realizaram sete visitas ao laboratório. Os testes físicos foram realizados com bicicleta de ciclismo (Giant, Aluxx 6061, Taichung, Taiwan Rolo) em rolo (CompuTrainer Pro, RacerMate, Seattle, WA, USA). Nas primeiras visitas foram realizadas as medidas antropométricas, determinação do pico de potência e a familiarização com o teste até a exaustão. As visitas da condição controle e condição fadiga mental foram contrabalanceados para realização do teste até a exaustão, sendo que ao final destas visitas todos os participantes receberam instruções sobre o autoinforme motivacional (AI-M). Após a familiarização com o autoinforme motivacional, que ocorreu em visita específica, houve a visita da condição fadiga mental + AI-M. O desempenho da condição fadiga mental + AI-M foi comparado com o desempenho das condições controle e fadiga mental. Antes e após a indução de fadiga mental foi utilizada a Escala Visual Analógica para fadiga subjetiva e o estado de motivação. Durante o teste até a exaustão foram coletadas a percepção de esforço e o afeto, e após o teste até a exaustão foi realizado questionário da carga global de trabalho. Os resultados demonstram que o autoinforme motivacional foi capaz de recuperar o desempenho de endurance para valores similares a situação controle, evitando a redução de 23,6% no desempenho causado pela fadiga mental. Isso foi possível através de uma mesma percepção de esforço, porém com aumento do engajamento na tarefa física na condição fadiga mental + AI-M. Além disso, foram encontrados aumentos da fadiga reportada e da carga global de trabalho nas condições fadiga mental e fadiga mental + AI-M, tendo diferença significativa para subescala exigência mental apenas na condição fadiga mental. Para motivação e escala de prazer e desprazer foi encontrado apenas efeito do tempo. Este estudo demonstra que em situações desfavoráveis, envolvendo aumento da exigência mental, o autoinforme motivacional pode ser utilizado de forma aguda, alterando as condições psicológicas e psicofísicas, para melhorar o desempenho. Além disso, demonstra a importância da psicologia do esporte na compreensão de modelos teóricos envolvidos no desempenho de endurance, incentivando que mais estudos busquem a inter-relação entre as áreas da psicologia e da fisiologia. Palavras-chave: autoinforme motivacional. fadiga mental. Endurance. exercício.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to determine the acute effects of motivational selfreporting on endurance performance, psychological and psychophysical responses in cognitively fatigued individuals. Twelvy health male (23.36 ± 4.05 years; 74.2 ± 9.9 kg; 175 ± 7.72 cm; 41.3 ± 3.61 ml / kg / min) agreed to participate in this study through seven visits to the laboratory. Physical tests were performed with a cycling ergometer (Giant, Aluxx 6061, Taichung, Taiwan Roll) on a roll (CompuTrainer Pro, RacerMate, Seattle, WA, USA). In the first visit, anthropometric measurements, peak power determination and familiarization with the test until exhaustion were performed. The control and mental fatigue conditions were counterbalanced to perform the test until exhaustion, and at the end of these visits, all participants received instructions on the motivational self-talk (AI-M). After familiarization with the motivational self-talk, which occurred during a specific visit, there was a visit to perform the mental fatigue + AI-M condition. The performance of the mental fatigue + AI-M condition was compared with the performance of the control and mental fatigue conditions. Before and after the induction of mental fatigue, the Visual Analogue Scale was used for subjective fatigue and the state of motivation. During the test until exhaustion, the perception of effort and affective state were collected, and after the test until exhaustion, a questionnaire that evaluted the global workload. The results demonstrate that the AI-M was able to recover the endurance performance to similar level of control condition, whereas the mental fatigue condition reduced the endurance performance (-23.6%). The increase of engagement in the physical task with AI-M associated with similar perceived exertion may explain the endurance performance recovery. In addition, an increase in reported fatigue and overall workload was found when mental fatigue was induced, with a significant difference for the mental requirement subscale only in the mental fatigue condition. The motivation and the affectchagd thorughout the tests. This study demonstrates that in unfavorable situations, involving increased mental demand, the acute use of motivational self-talk can change psychological and psychophysical conditions to improve performance. In addition, it demonstrates the importance of sport psychology in understanding theoretical models involved in endurance performance, encouraging further studies to seek the interrelationship between the areas of psychology and physiology. Keywords: motivational self-talk. mental fatigue. Endurance. exercise.pt_BR
dc.format.extent55 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectExercícios aeróbicospt_BR
dc.subjectMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subjectFadiga mentalpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEstilos de vida, análise corporal e pressão arterial : um estudo com crianças e adolescentespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples