Ambientes e territorialidades indígenas : cartografia intercultural na terra indígena Tupã Nhe'é Kretã, Morretes, Paraná
Abstract
Resumo: Esta dissertação discorre sobre estudos ambientais desenvolvidos na Terra Indígena Tupã Nhee Kretã, município de Morretes, Litoral do Paraná, em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar, focalizada desde os campos da Geografia e da Educação. Esta terra indígena integra parcela dos territórios dos povos indígenas Kaingang e Guarani. O estudo busca estabelecer o reconhecimento dos ambientes da terra indígena a partir do diálogo entre os conhecimentos oriundos das ciências ambientais e os conhecimentos indígenas. Como resultado, apresentamos representações desses ambientes em cartografias resultantes do diálogo entre o geógrafo pesquisador/professor e os indígenas/professores, enquanto interlocutores de pesquisa. Metodologicamente, o estudo dialoga com aportes das etnociências, na medida em que os elementos ambientais identificados pelos interlocutores indígenas são apresentados em linguagem cartográfica, mas sem perder sua significação cultural. Situada nos inter campos disciplinares da geografia, antropologia, ecologia, educação, arte e história, a pesquisa encontra seu centro no diálogo entre os sujeitos da pesquisa, buscando estabelecer uma interface educacional e de pesquisa compartilhada. Palavras-chave: Cartografia intercultural, Território, Paisagem, Povos indígenas, Ciências Ambientais. Abstract: This dissertation discusses environmental studies developed in the Tupã Nhee Kretã Indigenous Territory, municipality of Morretes, Coast of Paraná, in an intercultural and interdisciplinary perspective, focused from the fields of Geography and Education. This indigenous land forms part of the territories of the Kaingang and Guarani indigenous peoples. The study seeks to establish the recognition of indigenous land environments through the dialogue between knowledge from environmental sciences and indigenous knowledge. As a result, we present representations of these environments in cartographies resulting from the dialogue between the researcher /teacher geographer and the indigenous /teachers, as research interlocutors. Methodologically, the study dialogues with contributions from ethnosciences, insofar as the environmental elements identified by indigenous interlocutors are presented in cartographic language, but without losing their cultural significance. Located in the disciplinary fields of geography, anthropology, ecology, education, art and history, research finds its center in the dialogue between the research subjects, seeking to establish an educational and shared research interface Keywords: Intercultural cartography, Territory, Landscape, Indigenous peoples, Environmental Sciences.
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