• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDRESSA FONTANA PIRES.pdf (109.1Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Pires, Andressa Fontana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Qual é o lugar da literatura no ensino de ciências sociais? O que podemos aprender sobre metodologias de ensino e sobre o próprio estatuto heurístico da literatura com os usos que professoras estão realizando de textos literários em suas aulas de sociologia? Por meio de uma investigação das práticas de ensino que mobilizam narrativas literárias e de percepções docentes acerca de seu valor pedagógico em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, proponho uma reflexão a respeito do papel mediador que a narrativa ficcional pode desempenhar no trabalho didático de conteúdos considerados "polêmicos" para o ambiente escolar. Em particular, sugiro reflexões acerca do modo pelo qual a linguagem ficcional pode propiciar performances possíveis para o ensino de gênero e sexualidade em meio a uma realidade marcada por conflitos em torno da chamada "ideologia de gênero". A partir disso, vislumbro nesta investigação algumas reflexões acerca de uma composição criativa entre o campo e a bibliografia especializada na área para dialogar com os emergentes desafios éticos, estéticos, políticos e educacionais de se ensinar ciências sociais no magistério da educação básica. Palavras-chave: educação escolar, ensino de sociologia, leitura literária, gênero e sexualidade, metodologia de ensino.
     
    Abstract: What is the place of literature in social science education? What can we learn about teaching methodologies and the heuristic status itself of literature from the uses teachers are making of literary texts in their sociology classes? Through an investigation of teaching practices that mobilize literary narratives and teacher perceptions about their pedagogical value in public schools in the metropolitan region of Curitiba, Paraná, I propose a reflection on the mediator role that the fictional narrative can play in the didactic work of contents considered "controversial" for the school environment. In particular, I suggest reflections on how fictional language can provide possible performances for the teaching of gender and sexuality in the midst of a reality marked by conflicts over the so-called "gender ideology". Therefore, I glimpse in this research some reflections on a creative composition between the field and the specialized literature in the area to dialogue with the emerging ethical, esthetic, political and educational challenges of teaching social science in the schooling. Keywords: schooling, teaching sociology, literary reading, gender and sexuality, teaching methodology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69499
    Collections
    • Dissertações [29]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV