Artesanato Mbyá-Guarani na comunidade de Yriapú
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Data
2020Autor
Neves, Kauana Maria Santos, 1992-
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Resumo: A presente dissertação é uma etnografia sobre a produção artesanal que acontece na comunidade Mbyá-Guarani Yriapú, localizada na cidade de Puerto Iguazú, no estado de Misiones, Argentina. Para isso buscou-se realizar um breve histórico a respeito da ocupação da região pelos Mbyá- Guarani e as transformações que passaram suas práticas para que se compreendesse o atual contexto artesanal. Posteriormente foram problematizados a partir da antropologia da arte os conceitos de "arte" e "artesanato". A elaboração e confecção do artesanato por artesãs e artesãos Mbyá encontra seu predicado na mitologia, onde Nhanderú, responsável pela criação dos objetos verdadeiros (y 'pará) e contidos é contrariado pelo demiurgo Chariã quando ele decide fazer cópias (ta 'anga) em arranjos mais complexos dos grafismos e artesanatos de Nhanderú. Esta situação é responsável pela fundação da humanidade (ASSIS, 2006). Ademais de descrever a produção artesanal, foi possível identificar de que maneira ela se relaciona com contextos não Mbyá em que está inserida. Através da observação participante foi possível identificar tal produção enquanto um sistema de ação (GELL, 2016) que se relaciona fortemente com contextos normatizadosjunto ao Estado a respeito de sua exposição e venda. A partir da progressão etnográfica, observou-se a questão do patrimônio e sua relação com os artesanatos Mbyá através da utilização do termo por diferentes atores, foi preciso então situar este pulsante elemento que possibilita outros olhares sobre o artesanato Mbyá frente o estado argentino. PALAVRAS- CHAVES: Artesanato, Arte, Mbyá-guarani, Yriapú, Misiones, Patrimônio. Abstract: The present dissertation is an ethnography about the handicrafts production that happens in Mbyá- Guarani Yriapú community, located in the city of Puerto Iguazú, on status of Misiones, Argentina. For this, sought to realize an brief history in respect of region occupied for the Mbyá-Guarani and the transformations that yours practice passed for understand the current handmade context. Posteriorly, was problematized from the anthropology of art the concepts of 'art' and 'handicrafts. The elaboration and confeccion of handicraft for Mbyá artesian find your predicad on mythology, where Nhanderú, responsible for the creation of trues objects ( y 'para) and covered, is vexed for demiurge Chariã when hi decide make copies (ta 'anga) in more complex arrangements of Nhanderú grafism and handicrafts. This situation is responsible for fundacion of humanity (ASSIS, 2006). Furthermore of writing the handmade production, was possible identify the way that it if connect with contexts that isn't Mbyá that they are inserid. Through participative observation it was possible identify such production while a system of action (GELL, 2016) relates tightly with standardized contexts with the State in respect of your exposition and sale. From the ethnographic progression, was observed the question of patrimony and your relationship with Mbyá handicrafts over the utilization of term for actors différents, so was needed situated this pulsating element that allows other perspectives on Mbyá crafts in front of the Argentine state. KEYW ORDS: Handicrafts, Art, Mbyá-guarani, Yriapú, Misiones, Patrimony.
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