Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorStrozzi, Guilherme Lima, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherScarpin, Cassius Tadeu, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T18:50:07Z
dc.date.available2021-05-28T18:50:07Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69269
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Eduardo Pécora Jr.pt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 28/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 83-87pt_BR
dc.description.abstractResumo: O transporte coletivo está presente no dia a dia dos moradores dos municípios. Na presente pesquisa é apresentada uma modelagem para a compreensão do sistema de transporte urbano público de Curitiba, baseada em Dinâmica de Sistemas, e uma análise de como as variáveis selecionadas podem impactar na quantidade de passageiros transportadas diariamente. A metodologia Dinâmica de Sistemas permite a análise de sistemas complexos, mostrando como uma mudança no valor de uma de suas variáveis pode afetar o sistema como um todo. O modelo desenvolvido se propõe a fazer a previsão mensal da quantidade de passageiros no município de Curitiba, e para isso utiliza quatro classes de variáveis: quantitativas do sistema de transporte, financeiras do sistema de transporte, socioeconômicas e de mobilidade. Para melhor avaliação o modelo proposto foi inicialmente subdividido em sete subsistemas: valor da tarifa, veículos próprios, passageiros transportados por taxis, transporte por aplicativos, tempo de trajeto, tamanho da população e total de estudantes. Estes subsistemas quando juntos criam um sistema complexo que permite a análise da quantidade de passageiros potenciais para o transporte público de passageiros. Para a validação do modelo foram utilizados dados públicos e dados fornecidos pelo SETRANSP (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba) que serviram de base para as entradas do modelo proposto. O resultado foi comparado com os dados reais mensais da quantidade de passageiros do município de Curitiba. Utilizando o modelo com prazo de 36 meses, tem-se um erro de 2,53%, mostrando uma aderência significativa para um sistema complexo como este, quando considerado somente o ano de 2019 o erro foi de - 0,05%. O modelo apresentado pode ser utilizado para outros sistemas de transporte urbano público com as devidas adaptações de suas particularidades, se necessário. Palavras-chave: Dinâmica de Sistemas, Transporte Urbano Público, Mobilidade Urbana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Public transport is present in the daily lives of residents of the municipalities. The present research introduces a model for understanding the public urban transport system in Curitiba, based on System Dynamics, and an analysis of how the selected variables can affect the number of passengers transported daily. The System Dynamics methodology allows analysis of complex systems, showing how a change in the value of one of the variable variables can affect the system as a whole. The model developed allows for a monthly forecast of the number of passengers in the municipality of Curitiba, to the end of this uses four classes of variables: quantitative of the transport system, financial of the transport system, socioeconomic and mobility. For better evaluation or the proposed model, it was subdivided into seven subsystems: fare value, personal vehicles, passengers transported by taxis, transportation by applications, exhibition time, population size and total students. These subsystems when together create a complex system that allows the analysis of the number of passengers lost to public passenger transport. To validate the model, we use open source data and also the data provided by by SETRANSP (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba. The result was compared with the actual monthly data on the number of passengers in the municipality of Curitiba. Using the 36-month term model, it has an error of 2.53%, showing a significant adherence to a complex system like this, when considered only in the year 2019 or an error was -0.05%. The model presented can be used for other public urban transport systems with the necessary adaptations of their particularities, if necessary. Keywords: System Dynamics, Public Urban Transport, Urban Mobilitypt_BR
dc.format.extent94 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransportes coletivospt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleAnálise da quantidade de passageiros do transporte coletivo de Curitiba : uma abordagem utilizando dinâmica de sistemaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples