dc.contributor.advisor | Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Camila Mariane de, 1991- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T21:18:30Z | |
dc.date.available | 2020-10-28T21:18:30Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68840 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida da Cruz Bridi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/05/2020 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 110-113 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Após 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas e materiais didáticos como forma de contribuir na manutenção da disciplina no currículo das escolas brasileiras e demarcar o compromisso com uma sociedade democrática e civilizada. Neste sentido, esta investigação, como conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia, tem como objetivo central analisar limites e potencialidades dos usos e apropriações de jogos pedagógicos, a saber, LARPs (RPGs ao vivo), os quais são formas de jogar RPG (Jogo de interpretação de personagens) nas aulas de Sociologia em uma escola pública do município de Pinhais-PR. Para alcançar este propósito, adotamos metodologia qualitativa através de técnicas de observação participante, questionário e relatos de experiências sociais e de aprendizagem proporcionadas na realidade escolar. Situada em propostas de metodologias ativas de ensino, ações didáticas, jogos e atividades desenvolvidas sobre divisão do trabalho conforme a Sociologia Clássica são apresentadas, testadas em turmas de segundo ano do Ensino Médio e, posteriormente, discutidas a partir de teorias sociológicas e pedagógicas. Os sujeitos participantes da pesquisa, quais sejam estudantes e docente, formularam múltiplos significados e sentidos, ao longo do processo educativo, a respeito de suas próprias ações e comportamentos e dos outros, em nível individual e coletivo. Devido a diferentes motivos, as estratégias didáticas possibilitaram produções de sentidos e de aprendizagem como engajamento e desinteresse, apropriação e dificuldade, curiosidade e apatia, produzindo efeitos diversificados e modificando relações de aprendizagem em sala de aula. Em outras palavras, analisamos os alcances e os limites das práticas de ensino propostas neste estudo. Palavras-chave: Ensino de Sociologia 1.LARP 2. Material pedagógico 3. Divisão do trabalho 4. Ensino Médio 5. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: After 10 (ten) years of compulsory teaching of Sociology in Basic Education, an adverse social and political context and with structural setbacks, we understand the relevance of developing research on practices and teaching materials as a way to contribute to maintaining discipline in the school curriculum and demarcate the commitment to a democratic and civilized society. In this sense, this investigation, as a conclusion of the Professional Master in Sociology, has the central objective of analyzing limits and potentialities of the uses and appropriations of pedagogical games, namely, LARPs (live RPGs), which are ways of playing RPG (Game of Games character interpretation) in Sociology classes at a public school in the municipality of Pinhais-PR. To achieve this purpose, we adopted a qualitative methodology through participant observation techniques, questionnaires and ethnographic reports of social and learning experiences provided in the school reality. Situated in proposals for active teaching methodologies, didactic actions, games and activities developed on division of labor according to Classical Sociology, they are presented, tested in second year classes of High School and, later, discussed from sociological and pedagogical theories. The subjects participating in the research, who are students and teachers, formulated multiple meanings and senses, throughout the educational process, regarding their own actions and behaviors and that of others, at the individual and collective level. Due to different reasons, the didactic strategies enabled the production of meanings and learning as engagement and disinterest, appropriation and difficulty, curiosity and apathy, producing diverse effects and modifying learning relationships in the classroom. In other word, we analyze the scope and limits of the teaching practices proposed in this study. Keywords: Sociology Teaching. LARP. Pedagogical Material. Division of labor. High School. | pt_BR |
dc.format.extent | 126 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sociologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de fantasia | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |