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    A filosofia mundana de Nietzsche : entrelaçamentos fisiológico-estéticos na crítica à metafísica

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    R - T - GABRIEL HERKENHOFF COELHO MOURA.pdf (3.606Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Moura, Gabriel Herkenhoff Coelho
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A filosofia mundana de Nietzsche. O título da presente tese sintetiza a concepção geral apresentada neste trabalho: o pensamento nietzschiano, em suas distintas facetas, é marcado por uma orientação ao mundo, o que dizemos em um duplo sentido. Em primeiro lugar, a filosofia de Nietzsche visa a dar uma nova dignidade àquilo que compõe o enraizamento mundano do ser humano, sua existência transitória e errática, sua naturalidade, sua animalidade, seu corpo. Em segundo, o voltar-se ao mundo de seu pensamento aparece também na relação do filósofo com sua época, reconhecendo-se como "filho" e "má consciência" da mesma a partir de um diálogo profundo - constituído por aproximações e distanciamentos - com o ambiente cultural e intelectual em que está imerso. Nossa hipótese é que na elaboração dessa filosofia mundana um aspecto é particularmente relevante: o estabelecimento de entrelaçamentos fisiológico-estéticos em momentos cruciais de sua obra, responsáveis por desenhar uma postura antimetafísica - com contraposições que pendulam entre tentativas de equiparação (de oferecer uma ontologia alternativa) e de superação da tradição metafísica. Nos três capítulos que conformam este trabalho, tal hipótese será desenvolvida indicando-se como tais entrelaçamentos participam na composição de sua metafísica de artista, de seu filosofar histórico e, por fim, da hipótese da vontade de poder e da autoencenação que marcam os últimos passos de seu caminho de pensamento. Portanto, o propósito desta tese é argumentar que, apesar dos desvios e nuances que integram o percurso nietzschiano, é possível identificarse um motivo e postura contínua que delineiam uma filosofia mundana. Palavras-chave: Mundano. Estética. Fisiologia. Metafísica. Cultura.
     
    Abstract: Nietzsche's worldly philosophy. The title of this thesis summarizes the general conception presented in this work: Nietzschean thought, in its different facets, is marked by an orientation to the world, in a double sense. In the first place, Nietzsche's philosophy aims to give a new dignity to aspects that compose the worldly rooting of the human being, his transitory and erratic existence, his naturalness, his animality, his body. Second, the turning to the world of his thought also appears in the philosopher's relationship with his time, recognizing himself as its "son" and "bad conscience" and performing a deep dialogue - constituted by approximations and distances - with the cultural and intellectual environment in which he is immersed. Our hypothesis is that in the elaboration of this mundane philosophy, one aspect is particularly relevant: the establishment of physiological-aesthetic interlacing at crucial moments in his work, responsible for drawing an anti-metaphysical posture - with contrapositions that swap between attempts at equating (by offering an alternative ontology) and overcoming the metaphysical tradition. In the three chapters that integrate this work, such hypothesis will be developed indicating how that interlacing participates in the composition of his artiste's metaphysics, his historical philosophizing and, finally, the hypothesis of the will to power and the self-staging that mark the last steps of his path of thinking. Therefore, the purpose of this thesis is to argue that, despite the deviations and nuances compound Nietzschean path, it is possible to identify a motive and continuous posture that outline a worldly philosophy. Keywords: Worldly. Aesthetics. Physiology. Metaphysics. Culture.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68788
    Collections
    • Teses [87]

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