Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Alexandro Dantas, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Fernanda de Almeida, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-21T23:03:02Z
dc.date.available2021-01-21T23:03:02Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68712
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindadept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 11/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 62-64pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo implementar e analisar o projeto de intervenção pedagógica intitulado "Café Filosociológico" no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, no município de Colombo. Pretende-se observar qual a contribuição dessa prática para a formação de um pensamento crítico acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio. O Projeto compreende uma abordagem interdisciplinar, uma vez que a Sociologia perfaz imbricações com múltiplas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e as interlocuções desenvolvidas nessas interfaces possibilitam a complexidade e o enriquecimento de conhecimento. Nesse sentido, essa proposta de intervenção pedagógica contribui para uma forma de aprendizagem que incorpora uma riqueza considerável de perspectivas e paradigmas explicativos diversos, bem como uma variedade de explicações acerca das relações sociais tão necessárias para o alcance da autonomia intelectual e a prática da cidadania. Palavras-chave: Café Filosociológico, Ensino Médio, Reformas Educacionaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has the aim to implement and analyze the design of a pedagogical intervention entitled "Café Filosociológico" at the College of the State for Presidente Abraham Lincoln, in the county of Colombo. We want to see what is the contribution of this practice to the training of thinking critically about the teaching of sociology in high school. The Project also includes an inter-disciplinary approach, once again, that sociology makes it overlaps with several areas of knowledge in the field of the Humanities and the social Sciences, the interactions developed in these the knowledge in the field of the Humanities and the social. Sciences, the interactions developed in these interfaces allow for the complexity and diversification of the knowledge base. In this sense, the proposal of the pedagogic intervention that contributes to a form of learning that incorporates a wealth of perspectives and paradigms to explain the various, as well as a wide variety of explanations about the social relationships which are so necessary for the achievement of intellectual autonomy and the exercise of citizenship. Keywords: Café filosociológico; High School, Education Reformpt_BR
dc.format.extent72 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectMetodo de projeto no ensinopt_BR
dc.titleA experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples