Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Nelson Rosário de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Natália Luiza de, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T22:04:13Z
dc.date.available2020-09-29T22:04:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68566
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nelson do Rosário de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 30/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa o intuito central é identificar e analisar as conexões que o cineasta senegalês Ousmane Sembène estabelece para representar as identidades nacionais e culturais do Senegal em sua filmografia. As identidades constituem e são constituídas nos processos de representações e suas disputas, especificamente se tratando de África, que tem a subjetividade de seu povo marcado pelos processos coloniais, bem como o contexto das lutas pela independência e a tentativa de positivação da representação estabelecida por essa população, que esta pesquisa se enquadra. Ousmane Sembène tem uma trajetória significativa no desenvolvimento do cinema africano, sua vida e obra se mesclam com surgimento dessa cinematografia, portanto, servem de guia nesta empreitada. O mapeamento de sua filmografia e das temáticas nelas tratadas apontou a riqueza de conteúdo do filme Xala (1975) no que se refere à luta por identidade. A hipótese principal é que o cinema de Sembène se configura como uma possibilidade concreta de (re)construção da identidade cultural e nacional do Senegal, principalmente através da recolocação do conhecimento africano e a práxis cinematográfica africana no centro de sua obra. A metodologia mobilizada é a análise de conteúdo que gerou a descrição detalhada do objeto seguida da interpretação da obra em análise. O uso de fotogramas e transcrições foram elementos acionados nessa etapa da pesquisa. Este cineasta é inovador na construção das narrativas, dos conteúdos apresentados, assim como no resgate dos interesses, valores e perspectivas africanas. Palavras-chave: Identidade nacional, Identidade cultura, África, Cinema africano, Pósindependência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research, the central purpose is to identify and analyze how Senegalese connections or branches Ousmane Sembène has defined to display as Senegal's national and cultural identities in his filmography. As identities created and constituted in the processes of representation and their disputes, which are dealt with in Africa, which have subjectivity of their people marked by colonial processes, as well as the context of the struggles for independence and attempt to positivize what is considered by this population, that this research fits. Ousmane Sembène has a significant trajectory in the development of African cinema, his life and work are mixed with the emergence of this cinematography, therefore, helps guide this endeavor. The mapping of his filmography and the themes addressed pointed to the rich content of the film Xala (1975) and does not refer to the struggle for identity. The main hypothesis is that Sembène's cinema is a concrete possibility (re)construction of Senegal's cultural and national identity, mainly through the relocation of African knowledge and an African cinematic film at the center of his work. A mobilized methodology is a content analysis that generates a detailed description of the object following the interpretation of the work under analysis. The use of frames and transcriptions were elements activated in this research phase. This film is groundbreaking in the construction of narratives, presented content, as well as the rescue of African interests, values and perspectives. Keywords: National identity, Identity culture, Africa, African cinema, Post independencept_BR
dc.format.extent112 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSembène, Ousmane, 1923-2007pt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAfricanos - Culturapt_BR
dc.subjectAfricanos - Identidade étnicapt_BR
dc.titleNarrando a nação : identidades nacionais culturais representadas nas narrativas nagras de resistência nas obras de Ousmane Sembènept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples