Filhos da Shoah : memórias e significações na comunidade judaica paranaense do pós-guerra
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como tema a construção e a atribuição de sentido a memórias da Shoah por parte de filhos de sobreviventes judeus do genocídio perpetrado pelo regime nazista e seus colaboradores. O objetivo central dessa pesquisa é compreender as formas como filhos e filhas de sobreviventes mobilizam as memórias da Shoah construídas a partir das lembranças de seus pais no e para o presente. Para tal realizei 12 entrevistas, valendo-me dos aportes metodológicos da História Oral, que se constituíram como o principal conjunto de fontes primárias da pesquisa, às quais se somaram os dois principais veículos de imprensa produzidos pela comunidade judaica paranaense e informações dos bancos de dados e acervo digital do Museu do Holocausto de Curitiba. Autores como Elizabeth Jelin, Joël Candau e Dominick LaCapra embasam essa análise, na qual observa-se certo grau de apagamento da vida anterior à Shoah, uma narrativa que ressalta momentos de agência e heroísmo e a importância da coletividade judaica no estabelecimento das famílias no Brasil. Tendo em vista esse último aspecto, parto para a discussão do processo social de construção de metamemórias da Shoah nesta coletividade, concluindo que de fato só se constitui como elemento central e envolvendo os sobreviventes em uma identidade de pretensão coletiva a partir dos anos 1990, mas também comporta a partir desse período uma multiplicidade de significações para esse passado. Outros aspectos ao qual a dissertação se detém é o processo de transmissão intergeracional das memórias, permitindo verificar que este foi muitas vezes fragmentado, prevalecendo o peso das metamemórias institucionais, cuja memória ressoa nos entrevistados como um dever. Finalmente, me dedico a refletir sobre como os filhos e filhas de sobreviventes realizam (ou não) relações entre passado e presente, análise na qual elaboro uma tipologia de três formas de memória, as quais se diferenciam fundamentalmente pela capacidade de elaboração do trauma e de quanto são capazes de metaforizar esse passado para, além da própria identidade, problematizar as relações contemporâneas de identidade e alteridade. Palavras-chave: Memória. Shoah. História Oral. Usos do passado. Comunidade judaica paranaense. Abstract: This dissertation has as its subject the construction and the attribution of meaning to Shoah memories by the children of Jewish survivors of the genocide perpetrated by the Nazi regime and its collaborators. The main goal of this research is to understand the ways in which sons and daughters of survivors mobilize Shoah memories built from their parents' memories in and for the present. For that, I conducted 12 interviews, using the methodological contributions of Oral History, which constituted the main set of primary research sources, to which were added the two main press vehicles produced by the Jewish community of Paraná and information from the databases and digital collection from the Holocaust Museum in Curitiba. Authors such as Elizabeth Jelin, Joël Candau and Dominick LaCapra support this analysis, in which a certain degree of erasure of the life prior to the Shoah is observed, a narrative that highlights moments of agency and heroism and the importance of Jewish collectivity in the establishment of families in the Brazil. In view of this last aspect, I start to discuss the social process of constructing meta-memories of the Shoah in this community, concluding that in fact it only constitutes a central element and involving the survivors in an identity of collective pretension from the 1990s onwards, but also carries from that period on a multiplicity of meanings for that past. Other aspects to which the dissertation is conserned is the process of intergenerational transmission of memories, allowing to verify that it was often fragmented, with the weight of institutional meta-memories prevailing, whose memory resonates in the interviewees as a duty. Finally, I dedicate myself to reflect on how the sons and daughters of survivors establish (or not) relationships between past and present, an analysis in which I elaborate a typology of three forms of memory, which are fundamentally differentiated by the ability to elaborate trauma and how much they are capable of metaphorizing this past, going beyond their own identity, to problematize contemporary relations of identity and otherness. Keywords: Memory. Shoah. Oral History. Uses of the past. Jewish community in Paraná
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