Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChemin, Marcelo, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorGuissoni, Rodrigo, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T19:01:29Z
dc.date.available2020-04-22T19:01:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66392
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Cheminpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 27/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante da atual conjuntura, em que a dinâmica social é mediada em muitas frentes por avanços tecnológicos, especialmente com os adventos da internet, essa pesquisa investigou a experiência turística visual como ponto comum na troca de informações entre o Tripadvisor e o Instagram através do compartilhamento fotográfico, visto que o fluxo de informações em ambiente virtual têm aumentado em redes sociais desde sua criação. Com abordagem qualitativa, e finalidade exploratória, explicativa, possui como recorte espacial a cidade de Morretes/PR, Brasil. Essa pesquisa visa responder: De que maneira o Tripadvisor interfere na experiência visual compartilhada no Instagram? Diante disso, objetivou-se: Compreender como o Tripadvisor influencia a experiência visual em compartilhamentos no Instagram; de modo específico, almejou-se: Analisar a influência do Tripadvisor no direcionamento do roteiro no destino. Analisar a semelhança entre os atrativos do Tripadvisor às suas respectivas reproduções e compartilhamentos no Instagram. Analisar a influência digital no Instagram através da similaridade fotográfica, em termos de composição e temática. Para isso contou-se com aportes da revisão bibliográfica, bibliométrica, pesquisa de campo não participante e netnográfica como pesquisa de gabinete, seguido pela adaptação da análise de conteúdo pautada ao visual. Essa pesquisa se justifica por seu desenho metodológico aproximar da seara turística temas como a virtualidade e as novas tecnologias. Dentre os resultados obtidos tem-se a proximidade entre o Tripadvisor e o Instagram, enaltecidos por um caminho preferido pelos turistas no destino confirmado através desses compartilhamentos fotográficos. Tal experiência visual reflete um "novo turista" caracterizado por seus compartilhamentos virtuais, que ao saber quais são os trajetos e os atrativos mais visuais no destino, busca ampliar seus níveis de satisfação, bem como por contribuir como o aumento no fluxo turístico oriundo dessa divulgação social, visto que turistas e visitantes se tornarão os principais agentes divulgadores do destino no papel de Digital Influencer. Palavras-chave: Turismo. Experiência Visual. Instagram. Tripadvisor. Morretes/PR - Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the current situation, in which social dynamics are mediated on many fronts by technological advances, especially with the advent of the internet, this research investigated visual touristic experience as a common point in the exchange of information between Tripadvisor and Instagram through photo sharing, as consequence of the flow of information in a virtual environment having increased in social networks since its creation. With a qualitative approach and an exploratory and explanatory purpose, this research has spatial clipping, the city of Morretes/PR, Brazil. This research seeks to answer: How does Tripadvisor interfere with the visual experience shared on Instagram? To this end, the objectives are: To analyze the influence of Tripadvisor in directing the itinerary at the destination. To analyze the similarity between the attractions of the Tripadvisor and their respective reproductions and shares on Instagram. To analyze the digital influence on Instagram through photographic similarity in terms of composition and theme. Therefore, were made from bibliographic research, bibliometric research, non-participant field research and netnographic research, followed by the adaptation of the content analysis based on the visual. This research is justified by its methodological design to bring themes as virtuality and new technologies to the tourist area. Among the results obtained is the proximity between Tripadvisor and Instagram, highlight by a path preferred by tourists in the destination and confirmed by tourist shares. This visual experience reflects a "new tourist" characterized by your virtual shares, which, knowing the routes and the most visual attractions in the destination, seeks to increase their levels of satisfaction, as well as contributing to the increase in the tourist flow resulting from this promotion, as tourists and visitors will become the main disseminating agents of the destination in the role of Digital Influencer. Keywords: Tourism. Visual Experience. Instagram. Tripadvisor. Morretes/PR - Brazilpt_BR
dc.format.extent182 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Morretes (PR)pt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleDigital influencers e a experiência visual da viagem : uma análise sobre o destino Morretes/PR, Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples