História e(m) quadrinhos : análises sobre a história ensinada na arte seqüencial
Resumo
Resumo : A pesquisa identifica e problematiza a presença do conhecimento histórico nas histórias em quadrinhos, concebendo que o mesmo constitui-se a partir de diversos focos e circula socialmente. Essa concepção incorpora a idéia da consciência histórica como atributo inerente a todo ser humano e, neste aspecto, como um fator presente nos mais diversos meios de comunicação e formação humana. A partir dessa identificação, objetivamos analisar as alterações ocorridas com o conhecimento, ao passar da linguagem textual-acadêmica à linguagem específica dos quadrinhos, o que constitui elementos para discutir suas características e potencialidades na utilização em sala de aula. Tomados como produtos característicos da comunicação de massa, os quadrinhos encontram-se definitivamente incorporados à sociedade contemporânea, sendo objeto de estudos e pesquisas em diferentes áreas do saber acadêmico. Por outro lado, percebemos uma produção ainda restrita em relação à análise dos quadrinhos e o ensino de História. Em um primeiro momento, fizemos um breve levantamento de obras quadrinizadas com evidentes conteúdos acerca da História do Brasil. Em seguida, selecionamos a coleção "Você sabia?", de Maurício de Sousa. A escolha da coleção como objeto de análise da pesquisa obedeceu a alguns critérios por nós estabelecidos. Em primeiro lugar, em razão das revistas da Turma da Mônica, inteiramente nacionais, dominarem o mercado de quadrinhos no Brasil, estendendo-se, inclusive, para outros países e mobilizando uma dinâmica mercadológica responsável por acordos comercias com centenas de empresas e milhares de produtos. Os fascículos da coleção apresentam temáticas que seguem conteúdos tradicionais do Calendário Cívico Nacional. Assim, temas como o Descobrimento do Brasil, Abolição dos Escravos, Independência do Brasil e Proclamação da República são abordados, articulando-se com referências visuais e textuais responsáveis pela construção do conceito de nação. Os resultados apontam processos de didatização próprios, que algumas vezes implicam simplificações e re-significações, bem como um diálogo constante com documentos e estudos históricos mediados por outras formas de comunicação visual e textual, como pinturas e filmes. Percebe-se a força dos elementos tradicionais da narrativa da História Nacional, sobretudo aqueles estruturados em torno do calendário cívico escolar, evidenciando uma relação dinâmica entre o saber histórico escolar e os diversos outros saberes históricos com os quais ele se relaciona.
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