Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBerghauser, Tatiana Araújo, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherAdelman, Miriam, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T21:44:18Z
dc.date.available2020-09-29T21:44:18Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66014
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Miriam Adelmanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós- Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 14/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 131-135pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda um processo de transformação artístico e político ocorrido dentro de uma companhia estatal de dança - o Balé Teatro Guaíra - sediada na instituição pública Centro Cultural Teatro Guaíra, na capital paranaense. Com diversas ações ao longo de 2011, este processo tentou promover mudanças na identidade do grupo, fazendo-o transitar de uma identificação tradicional e historicamente associada ao balé clássico para uma identificação associada a conceitos artísticos contemporâneos. Como objetivos específicos, procuramos compreender o modo como diferentes perspectivas artístico-filosóficas da dança foram capazes de influenciar e caracterizar as representações de gênero levadas à cena. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de inspiração sociológica, em que a cultura é enfocada como sociedade. Balizado pelo referencial teórico da Sociologia da Arte (HEINICH, 2004) e mediado pela perspectiva metodológica dos Estudos Culturais (HUYSSEN, 1992; HOLANDA, 1992; SILVA, 2013) e dos Estudos de Gênero (BUTLER, 2010; LAURETIS, 1993), este trabalho analisou comparativamente as diferentes obras coreográficas apresentadas por esta instituição no ano de 2011, com o intuito de apontar como e em que medida mudanças nos paradigmas que norteiam os processos de criação em dança são capazes de produzir diferentes representações de gênero. Através da análise dos elementos cênicos significativamente generificados encontrados nestas obras e de uma abordagem interpretativa sobre os discursos produzidos pelxs agentes envolvidos neste processo - pautada nas entrevistas semiestruturadas realizadas - foram produzidas considerações e problematizações acerca do processo de transformação estética estudado. Considerando os resultados obtidos neste estudo, observou-se que algumas transformações significativas ocorrem nas representações de gênero na dança, quando influenciada por entendimentos contemporâneos acerca do corpo e do movimento. A influência de referenciais artísticos pós-modernos ou contemporâneos ampliou a possibilidade de problematização dos gêneros diante de aspectos outrora essencializados ou dicotômicos de influência tradicional. No entanto, a exploração destas potencialidades artísticas mostrou-se limitada pelo plano institucional, ainda atrelado à tradição e à necessidade de conservação de valores e papeis específicos associados à dança, e difusa pela pouca apropriação que xs agentes envolvidos demonstraram sobre as questões de gênero em específico. Palavras-chave: Balé Teatro Guaíra. Dança. Corpo. Técnica. Representações de gênero. Instituição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with an artistic and political transformation process occurred within a state dance company - Balé Teatro Guaíra - based inside the public institution Centro Cultural Teatro Guaíra, in the capitol of Paraná state. With several actions throughout 2011, this process seeked to make changes in the group's identity, making the transition from a traditional identification and historically associated with the classical ballet to an identification associated with contemporary artistic concepts. As specific objectives, we seek to understand how various artistic and philosophical perspectives of dance were able to influence and characterize the gender representations brought to the scene. It is, therefore, a case study of sociological inspiration in that culture is focused as a society. Buoyed by the theoretical framework of the Sociology of Art (HEINICH, 2004) and mediated by the methodological perspective of Cultural Studies (HUYSSEN, 1992; HOLANDA, 1992; SILVA, 2013) and Gender Studies (BUTLER, 2010; LAURETIS, 1993), this study analyzed comparatively the different choreographic works presented by this institution in 2011, in order to point out how and to what extent changes in the paradigms that guide the dance creation processes are capable of producing different representations of gender. By analyzing the gendered significantly scenic elements found in these works and on an interpretative approach to the discourses produced by the agents involved - guided by semi- structured interviews realized - considerations and problematizations were produced the aesthetic transformation process studied. Considering the results obtained in this study, it was observed that some significant changes occur in gender representations in dance, when influenced by contemporary understandings of body and movement. The influence of postmodernist or contemporary artistic references expanded the possibility of questioning genres in the face of aspects that were once essentialised or dichotomous of traditional influence. However, the exploitation of these artistic potential proved limited by institutional level, still tied to tradition and the need for conservation of values and specific roles associated with the dance, and diffused by the little appropriation the agents showed on specific gender issues. Keywords: Balé Teatro Guaíra. Dance. Body. Technique. Gender representations. Institutionpt_BR
dc.format.extent206 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBalé Teatro Guairapt_BR
dc.subjectArte e dançapt_BR
dc.subjectCorpo humano - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleBalé Teatro Guaira em "Drama" : uma análise sobre representações de gênero num evento coreográfico de transiçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples