Atividades musicais extracurriculares e aulas de artes nas escolas estaduais de ensino médio do município de Curitiba
Resumo
Resumo: Sobre a base teórica das concepções de homem, cultura e arte do materialismo histórico e dialético, e tendo como ponto de partida dados da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2004), a pesquisa objetiva definir e analisar as atividades extracurriculares referidas à música, que ocorrem simultaneamente com o ensino de conteúdos de música nas aulas de Artes, nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino no Município de Curitiba, capital do Estado do Paraná – Brasil. Para fundamentar a análise do tratamento que a música vem recebendo nas escolas, situou-se a arte/música no ambiente cultural da sociedade capitalista, com enfoque nos diversos papéis que a música pode desempenhar em tal sociedade, a partir do que se delineou a situação do jovem estudante do Ensino Médio frente a esse conjunto de determinações. A coleta dos dados foi realizada no ambiente das escolas, em entrevistas não-estruturadas com alunos e professores de Artes, cujas análises permitiram concluir que, embora exista interesse por parte do corpo docente e discente em desenvolver atividades musicais, estas estão praticamente ausentes do contexto escolar estudado, em decorrência de dificuldades relacionadas ao sistema institucional, à formação dos professores e ao desconhecimento da função efetiva da arte no processo educativo. Abstract: On the theoretical basis of historic and dialectic materialistic conceptions of man, culture and art, and starting from Paraná State Education Secretary (2004) data, the research has the objective of define and analyze the extra-curricular activities related to music which happen simultaneously with the music teaching content in art classes, in the State Public High Schools at Curitiba, capital of Paraná State – Brazil. To substantiate the treatment that schools give to music, arts/music was situated in the cultural environment of the capitalist society, focusing on the different roles that music can represent in this society, from what the state high school young students situation is delineated facing this set of determinations. Data collection was done at the school environment, using non-structured interviews with students and art teachers. Data analysis allowed to conclude that, although there is interest from students and teachers in developing musical activities, these are practically absent from the studied school context, due to difficulties related to the institutional system, to the teachers formation and to the ignorance about the effective function of art in the educational process.
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- Teses & Dissertações [10146]