Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Silvana Aparecida Marcondi, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherNogueira, Christiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T19:34:00Z
dc.date.available2022-02-08T19:34:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65926
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª Claudemira Vieira Gusmão Lopespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr.Christiano Nogueirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 14/11/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.89-92pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa é resultado das vivências realizadas na Escola Municipal em Tempo Integral Professora Sully da Rosa Vilarinho, localizada no município de Paranaguá, litoral do Paraná, com o objetivo de compreender como a Educação Ambiental (EA) é ofertada no cotidiano e como ocorre a inserção dessas práticas no Projeto Político Pedagógico da escola. A construção do referencial teórico leva em consideração abordagens da relação indissociável entre ser humano e natureza, desde os pensadores originários até os pensadores atuais. Na sequência, optou-se por realizar vivências em campo para observar a realidade da escola, do seu entorno e da extensão do bairro Ponta do Caju, região onde está localizada a instituição. O contexto central que orienta a metodologia utilizada assumiu desde o início uma relação dialógica com os sujeitos que compõem esta pesquisa. A partir dos diálogos foram construídas entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e o reconhecimento do entorno da escola. No decorrer do caminho, surgiram fatos sobre a história do bairro, o que tornou possível resgatar fragmentos da memória da comunidade, relacionados com a primeira reunião da associação de moradores do bairro Ponta do Caju, no ano de 1985, período marcado pelas preocupações com as questões socioambientais. A análise dos resultados aponta de que forma ocorre a inserção das atividades relacionadas à EA na escola, onde a maior parte das atividades ainda apresenta características da lógica formal e conservadora, muitas vezes limitando-se ao caráter informativo. A análise aponta que a inserção das atividades no PPP da escola necessita de construções coletivas para atingir o que se espera da EA; porém, constatou-se interesse em construir um documento que evidencie todas as atividades de EA desenvolvidas na escola. A pesquisa ainda procurou entender a relação das professoras e servidoras com o bairro, principalmente quais são as percepções sobre as potencialidades do local para desenvolver atividades relacionadas à EA. O presente estudo foi finalizado com um produto educacional, planejado a partir de práticas pedagógicas relacionadas à EA em seu viés crítico, no qual foi possível envolver o entorno escolar e a realidade dos estudantes, com o propósito de levá-los a refletir sobre a problemática socioambiental e a interpretar o mundo de forma crítica. Palavras-chave: Educação Ambiental. Entorno da Escola. Prática Docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is the result of the experiences carried out at the Full-time Municipal School Professor Sully da Rosa Vilarinho, located at Paranaguá, coast of Paraná, whose objective was to understand how Environmental Education (AE) is offered in daily life and how insertion occurs. These practices in the school's Pedagogical Political Project. The construction of the theoretical framework takes into consideration the inseparable relationship between human being and nature, from the original thinkers to the current thinkers. Following this, it was decided to conduct field experiences to observe the reality of the school, its surroundings and the extension of the Ponta do Caju neighborhood, region where the school is located. The central context that guides the methodology of this study assumed from the beginning a dialogical relationship with the subjects that make up this research. From the dialogues, conversation wheels, semi-structured interviews, photographic records and the recognition of the school surroundings were built. Along the way, facts emerged about the history of the neighborhood, making it possible to retrieve fragments of the community's memory at the first meeting of the Ponta do Caju Neighborhood Association in 1985, a period marked by concerns about the issues. Social and environmental In the analysis of the results it was verified how the insertion of the activities related to the AE occurs in the school, in which the majority of the activities still presents characteristics of the formal and conservative logic, often being limited to the informative character. The analysis points out that the insertion of activities in the school PPP, needs collective constructions to achieve what is expected of AE, but it was found interest in building a document that highlights all the activities of AE developed in the school. The research also sought to understand the relationship of teachers and servants with the neighborhood, especially what are the perceptions about the potential of the neighborhood to develop activities related to AE. This study was concluded with an educational product, designed from pedagogical practices related to AE in its critical bias. It is possible to involve the school environment and the students' reality so that they can reflect on the social and environmental issues and interpret the world criticism. Keywords: Environmental Education. School surroundings. Teaching Practicept_BR
dc.format.extent125 p. : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectParanagua - Históriapt_BR
dc.subjectAssociação de moradorespt_BR
dc.titleReflexões no cotidiano da Escola Sully da Rosa Vilarinho à luz da educação ambiental críticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples