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    Interferência de dragagens na hidrodinâmica e salinidade do estuário de Paranaguá

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    R - D - THAIS NOGUEIRA DE REZENDE.pdf (12.84Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Rezende, Thaís Nogueira de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os estuários são áreas de grande riqueza ambiental e de alto potencial econômico, o que destaca a importância de estudos, obras e planejamentos nessas regiões. A área de estudo é o Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) e, com dados disponibilizados por pesquisadores da região, foi analisado utilizando o sistema de modelagem Delft3D. As forçantes consideradas foram as de maré, descargas fluviais e parâmetros físicos. Com a implementação de um modelo tridimensional foi feita a avaliação da hidrodinâmica e da cunha salina ao longo do estuário, sobretudo na região portuária. O modelo foi calibrado e validado para um cenário base. Um segundo cenário foi proposto como simulação de dragagem até os Portos de Paranaguá e Antonina. As variações de velocidade, salinidade e vazões foram computadas, por medições pontuais, em seção e em gráficos espaciais. As interferências da dragagem atingiram grande parte do estuário, em todas as análises, com reduções de velocidade de até 20% do cenário base. Paralelamente as vazões também se mostraram alteradas, com variações de fluxo de 600 a 800 m³/s. A salinidade aumentou mais significativamente na montante do estuário. A temperatura pouco se alterou, sendo desprezada uma análise mais minuciosa. Palavras chave: Modelagem, estuário, porto, hidrodinâmica, cunha salina, Delft3D.
     
    Abstract: Estuaries are areas of great environmental wealth and high economic potential, which highlights the importance of studies, works and planning in these regions. The study area is the Paranaguá Estuary Complex (CEP) and was analyzed through the Delft3D modeling system. The forces considered were tidal, river discharges and physical parameters. With the implementation of a three-dimensional model, hydrodynamics and salt wedges were evaluated along the estuary, especially in the port region. The model was calibrated and validated for a baseline scenario. A second scenario was proposed as a dredging simulation to the ports of Paranaguá and Antonina. Variations in velocity, salinity and flow rates were computed by means of spot measurements, section and spatial graphs. Dredging interferences reached a large part of the estuary in all analyzes, with speed reductions of up to 20% of the baseline scenario. At the same time, the flow rates were also altered, with flow variations of 600 to 800 m³ / s. The salinity increased most significantly in the amount of the estuary. The temperature did not change much, so a more detailed analysis being neglected. Key words: Modeling, estuary, port, hydrodynamics, salt wedge, Delft3D
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65894
    Collections
    • Dissertações [164]

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