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    Quando eu pego na viola, primeiro pego no braço : uma etnografia da relação entre técnica, pessoa e musicalidade a partir dos tocadores de fandango da Ilha dos Valadares, Paranaguá

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    R - D - LAURI EDUARDO DOS SANTOS.pdf (115.0Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Santos, Lauri Eduardo dos, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo trata da musicalidade fandangueira como construtora da pessoa, a partir de uma reflexão sobre a técnica envolvida no processo de aprendizagem. A etnografia aborda as relações sociais a partir dos tocadores da ilha dos Valadares, especialmente dos violeiros, procurando demonstrar como a vida social destes músicos implica em modos específicos de se constituir como pessoa, através do engajamento contínuo em atividades técnicas. O fandango tocado com viola, rabeca, machete, adufo, tabaca, tamancos e outros instrumentos percussivos menos usuais, demanda do acoplamento dos instrumentos aos tocadores, o que ocorre pelo processo de protetização do corpo através da prática e da inserção das pessoas em modos específicos de socialidade, como a convivência com tocadores mais experientes, a participação nos bailes e em rodas de fandango mais informais e domésticas e também de outras atividades associadas aos fandangueiros. Para o desenvolvimento deste estudo aprender a tocar se mostrou uma estratégia etnográfica especialmente importante, propiciando reflexões à respeito de como se afinar, tocar com os outros e compreender a relação entre a prática e o desenvolvimento das habilidades necessárias ao tocador. A técnica corporal e sua relação com a pessoa, segundo a proposta de Mauss, dialogando com a prática e a ecologia de Ingold inspiraram este trabalho a compreender a musicalidade como advinda destas relações. Palavras-chave: Fandango Caiçara . Musicalidade Tradicional. Território. Pessoa. Corporalidade.
     
    Abstract: This research is about the fandango musicality as a builder of the person, trough a reflection on the tecnic involved in it process. The etnography reach the social relations, from the Valadares Island fandango players, trying to demonstrate how the social life of this musicians implyes in especific ways of building the self as a person, trough its continuous engagement in tecnic activities. The fandango played with viola, rabeca, adufo, tabaca, tamanco and other percussive instruments more often used, demands on an acompliment of the instruments to the players, what happens trough the practice and insertion of people em especific modes of sociability, as the participation in the "bailes" and in the domestic fandango playing. For this research development, learning to play were a special etnographic strategy, wich alowed me to comprehend the relations between practice and the skills necessary to play. The corporal tecnic and its relation with the person, as is proposed by Mauss, dealing with the ecological practice of Ingold had inspired me in compreending the musicality as a product of this causes. Keywords: Fandango Caiçara. Traditional Musicality. Territory. Person. Enbodiement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65447
    Collections
    • Dissertações [39]

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