Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Alexandro Dantas, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorGonzález Ramos, Marco Enrique, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T21:47:02Z
dc.date.available2020-09-29T21:47:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64409
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trinidadept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 28/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 206-215pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema do presente estudo é a construção da identidade do Estudante Secundarista Paraguaio (ESP) segundo o fenômeno das ocupações (FDO) no Paraguai durante as mobilizações estudiantis do mês de maio de 2016. Específicamente, o caso analisado é do Colégio Nacional República Argentina (CNRA), o primeiro colégio público em ser ocupado por estudantes secundaristas como forma de protesto principalmente pela situação de crise educacional no país, entre outras importantes reivindicações históricas. Esse fato chama a atenção por ser o primeiro colégio em ser ocupado na época democrática (após a queda da ditadura de Alfredo Stroessner em 1989), além de ter conseguido o objetivo principal: a demissão da Ministra de Educação naquela época, Marta Lafuente, pertencente ao Governo de Horácio Cartes (Associação Nacional Republicana. 2013-2018). Esse estudo procura de forma geral analisar como o FDO influencia a construção da identidade dos ESP. Especificamente, tenta no primeiro lugar identificar quais são os fatores que incidem nessa construção de identidade; em segundo lugar, caracterizar a visibilidade adquirida pelos estudantes durante essa ação, o que permite eles serem reconhecidos como atores políticos na sociedade; por fim, essa pesquisa procura conhecer a influência do contexto histórico regional e local do Movimento Estudiantil Secundarista (MES) no FDO no Paraguai. O método de pesquisa se enquadra no método qualitativo, sendo as entrevistas exploratórias e semiestruturadas as fontes primárias. Os protagonistas principais dessa história são alguns dos jóvens estudantes que ocuparam "O República" com a finalidade de conhecer os fatos através de suas experiências. Isso nos permitirá refletir sobre o fenômeno baseado em questionamentos teóricos sobre juventude e juventudes, a relação entre os jóvens e a escola, por que falar sobre a construção de identidades, bem como pensar no FDO como um fator de inovação que introduz aos Novos Movimentos Sociais (NMS) na região. Palavras-chave: Identidade - Estudantes Secundaristas - Movimentos Sociais - Ocupações - Paraguaipt_BR
dc.description.abstractAbstract: The subject of this study is the construction of the identity of the Paraguayan High School Student (PHSS) framed in the High Schools Occupations Phenomenon (HSOP) in Paraguay during the student mobilizations in May 2016. In this specific case is analyzed the República Argentina High School (RAHS), the first public high school to be occupied by high school students as a way of protest mainly due to the educational crisis situation in the country among other important historical demands. This fact calls the attention because it was the first high school to be occupied in the democratic era (after Alfredo Stroessner's dictatorship fall in 1989), as well as having achieved its main objective: the resignation of the Minister of Education of that time, Marta Lafuente, from Horacio Cartes' Government (Asociación Nacional Repúblicana, 2013-2018). This study seeks in a general way to analyze how the HSOP influences the construction of the PHSS identity. Specifically, it tries first to identify which are the factors that affect this construction of identity; secondly, to characterize the visibility acquired by students during this action, which allows recognizing them as political actors in society; finally, this research seeks to know the influence of the regional and local historical context of the High School Students Movement (HSSM) in the HSOP in Paraguay. The research methodology fits into the qualitative method, with exploratory and semi-structured interviews being the primary sources. The stars of this story are some of the young students who occupied "El República" in order to know the facts through their experience. This will allow reflection on the phenomenon from theoretical questions about youth and youths, the relationship between young people and school, why talking about the construction of identities, as well as thinking about the phenomenon of high schools occupations as a factor of innovation that introduces the New Social Movements (NSM) in the region. Key words: Identity - High School Students - Social Movements - High School Occupations - Paraguaypt_BR
dc.description.abstractRESUMEN: El tema del presente estudio es la construcción de la identidad del Estudiante Secundario Paraguayo (ESP) a partir del fenómeno de las tomas de colegio (FTC) en Paraguay durante las movilizaciones estudiantiles del mes de mayo de 2016. En específico, se analiza el caso del Colegio Nacional República Argentina (CNRA), primer colegio público en ser tomado por estudiantes secundarios en medida de protesta principalmente por la situación de crisis educativa en el país entre otras reivindicaciones históricas importantes. Este hecho llama la atención por ser el primer colegio en ser tomado en la época democrática (luego de la caída de la dictadura de Alfredo Stroessner en 1989), así como también por haber conseguido su objetivo principal: la renuncia de la Ministra de Educación de aquel entonces, Marta Lafuente, perteneciente al Gobierno de Horacio Cartes (Asociación Nacional Republicana. 2013- 2018). Este estudio busca de forma general analizar cómo el FTC influye en la construcción de la identidad de los ESP. En específico, intenta en primer lugar identificar cuáles son los factores que inciden en esta construcción de identidad; en segundo orden, caracterizar la visibilidad adquirida por los estudiantes durante esta acción, lo que permite reconocerlos como actores políticos en la sociedad; por último, esta investigación procura conocer la influencia del contexto histórico regional y local del Movimiento Estudiantil Secundario (MES) en el FTC en Paraguay. La metodología de investigación encaja en el método cualitativo, siendo las entrevistas exploratorias y semiestructuradas las fuentes primarias. Los protagonistas principales de esta historia son algunos de los jóvenes estudiantes que tomaron "El República" a fin de conocer los hechos a través de su experiencia. Esto permitirá reflexionar sobre el fenómeno a partir de cuestionamientos teóricos sobre juventud y juventudes, la relación entre los jóvenes y la escuela, el por qué hablar de la construcción de identidades, así como pensar el FTC como un factor de innovación que introduce a los Nuevos Movimientos Sociales (NMS) en la región. Palabras clave: Identidad - Estudiantes Secundarios - Movimientos Sociales - Toma de colegios - Paraguaypt_BR
dc.format.extent218 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageEspanholpt_BR
dc.subjectMovimentos estudantispt_BR
dc.subjectEstudantes - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleCrónicas de una toma de colegio : construyendo identidades de estudiantes secundarios de Paraguaypt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples