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    O que é e como se faz o lobby empresarial : o caso da Novozymes

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    R - D - HENRIQUE PELLINI.pdf (1019.Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Pellini, Henrique, 1976-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem a pretensão de debater, de um ponto de vista específico, as questões que tangem o universo da ação política empresarial, sobretudo a atividade do lobbying. Para tanto, serão analisadas as estratégias de ação política de uma indústria do setor de biotecnologia, a Novozymes Latin America, empresa que ao mesmo tempo em que se articula por meio de associações e entidades de representação, também atua de maneira isolada na defesa e promoção de alguns assuntos de seu particular interesse. O período contemplado é de 2014 e 2015. Os dados que fundamentam este trabalho foram obtidos a partir da análise da agenda da companhia e de relatórios da empresa, além de duas entrevistas com o presidente da Novozymes. Verificamos que no processo de defesa de seus interesses a Novozymes enfrentou a questão do free riding, fenômeno que levou a companhia a assumir a função de protagonista tácita na promoção de ações políticas com vistas à aprovação do novo marco regulatório do biodiesel. Verificamos ainda a baixa confiança da empresa no sistema corporativo, o que também justifica seu protagonismo e atuação pró-ativa e vertical. Palavras-chave: Lobby, Advocacy, Ação Política, Empresariado, Free Riding.
     
    Abstract: This paper intends to discuss, from a specific point of view, the issues that touch upon the universe of corporate political action, especially lobbying. In order to do so, we will analyze the political action strategies of a biotechnology industry, Novozymes Latin America, a company that, at the same time, is articulated through associations and representation entities, also acts in an isolated way in the defense and promotion of some subjects of its particular interest. The period contemplated is 2014 and 2015. The data used in this work were obtained from the analysis of the company's agenda and company reports, as well as from two interviews with the Novozymes' president. We verified that in the process of defending its interests, Novozymes faced the issue of free riding, a phenomenon that led the company to assume the role of tacit protagonist in promoting political actions with a view to approving the new regulatory framework for biodiesel. We also verified the low confidence of the company in the corporate system, which also justifies its protagonism and vertically proactiveness. Keywords: Lobby, Advocacy, Political Action, Businessnem, Free Riding
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64317
    Collections
    • Dissertações [111]

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