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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Roberta Nabuco de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:01:05Z
dc.date.available2020-03-09T14:01:05Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64184
dc.descriptionOrientador: Dr. Márcio S. B. de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 10/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 161-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: Destacando contextos sociais e culturais pós Constituição de 1988 e tendo por objeto imagens de multiculturalidade, esta tese analisou como certas noções acerca da pluralidade da sociedade brasileira foram utilizados no cinema produzido no Brasil entre os anos de 1990 a 2015. Partindo de uma metodologia que privilegiou a análise fílmica, o estudo se concentrou na identificação dos conflitos sociais presentes nas narrativas que tem por base processos de integração da sociedade brasileira. Para isso, elegeu-se uma amostra de filmes: "Nostalgia / H eim weh" (1990), "Terra Estrangeira" (1995), "Baile Perfumado" (1996), "Oriundi" (2000), "Gaijin - Ama-me como sou" (2005), "Plastic city / Cidade de plástico " (2008), "Os famosos e os duendes da morte" (2009), "Besouro" (2009), "Jardim das Folhas Sagradas" (2010) e "A Ultima Estação" (2012). Esta proposta orientou a identificação de noções de identidade social relacionadas a condições históricas que dialogam com ideias de "brasilidade", mas que também apontam para contraposições a uma ordenação fechada da noção de "cultura brasileira". Ao considerarmos os aspectos relativos as identidades sociais, os parâmetros nacionais e pós-nacionais nas produções cinematográficas selecionadas, a partir dos anos de 1990, resultaram em revelações de propostas de sociedades, ou de comunidades, em crise. Palavras-chave: multiculturalidade, Cinema, Sociedade brasileira, identidades sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Highlighting social and cultural contexts after the Constitution of 1988 and having as object images of multiculturalism, this thesis analyzed how certain notions about the plurality of Brazilian society were used in the cinema produced in Brazil between the years of 1990 to 2015. Based on a methodology that favored the filmic analysis, the study focused on the identification of social conflicts present in the narratives based on the processes of integration of Brazilian society. For this, a sample of films was chosen: "Nostalgia / Heimweh" (1990), "Terra Estrangeira" (1995), "Baile Perfumado" (1996), "Oriundi" (2000), "Gaijin - Ama-me como sou" (2005), "Plastic city / Cidade de plástico " (2008), "Os famosos e os duendes da morte" (2009), "Besouro" (2009), "Jardim das Folhas Sagradas" (2010) e "A Última Estação" (2012). This proposal guided the identification of notions of social identity related to historical conditions that dialogue with ideas of "brasility", but also point to counterpositions to a closed ordination of the notion of "Brazilian culture". In considering the aspects related to social identities, national and post-national parameters in selected cinematographic productions, from the years 1990 onwards, resulted in revelations of proposals from societies, or communities, in crisis. Key-words: multiculturality, Cinema, Brazilian society, social identities.pt_BR
dc.format.extent192 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectCultura - Brasilpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectConflitos sociaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleMulticulturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crisept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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