Problemas contemporâneos na educação : demissão do estado, precarização e deserção docente
Resumo
Resumo: A democratização do acesso ao ensino, que no Brasil se acelera a partir dos anos 70, veio acompanhada de uma intensa precarização da educação, precarização essa gerada por aquilo que entendemos ser uma demissão do Estado da sua função e compromisso com a educação. Além da precarização, a demissão do Estado também teve efeitos sobre aquilo que chamarei de deserção docente. Os professores parecem ter desertado da função e da escola, muito impactados, obviamente, por toda precariedade objetiva e subjetiva de que são cercados. Essa discussão compreenderia a primeira parte da tese. Na segunda parte, a discussão se organiza em torno de alguns fatores associados a essa precarização e à deserção docente. Esses fatores foram elencados a partir de uma extensa pesquisa de campo que possibilitou estabelecer relações bastante sólidas entre eles e a questão da demissão do Estado, da precarização da educação e da deserção docente. Tais fatores são percebidos como sendo efeitos perversos ou adversos das questões acima elencadas, a saber: o declínio da autoridade docente, que se debate entre modelos mais autoritários e posturas permissivas e incoerentes a desvalorização dos diplomas escolares, o desengajamento dos alunos da causa escolar, a desvalorização da cultura e dos hábitos dos alunos e de suas famílias, que são fortemente vistas como desestruturadas e inadequadas para a cultura escolar, o fracasso escolar e a culpabilização dos alunos e de suas famílias por esse fracasso e por fim, duas questões que parecem estar claramente relacionadas com a incapacidade docente de lidar as crianças e jovens que povoam a escola nos dias de hoje. Uma delas é patologização e medicalização da infância e a outra é a criminalização da juventude e dos comportamentos a ela associados. Palavras chave: demissão do Estado, precarização da educação, deserção docente, declínio da autoridade docente e fracasso escolar. Abstract: The democratization of access to education, which accelerated in Brazil since the 1970s, was accompanied by an intense precariousness of education, a precariousness that is generated by what we consider to be a resignation of the State from its function and commitment to education. In addition to the precariousness, the resignation of the state also had effects on what I will call teacher dropout. The teachers seem to have deserted the function and the school, greatly impacted, obviously, by all the objective and subjective precariousness of which they are surrounded. This discussion would comprise the first part of the thesis. In the second part, the discussion is organized around some factors associated with this precariousness and teacher desertion. These factors were listed based on an extensive field research that made it possible to establish very solid relations between them and the issue of State dismissal, precarious education and teacher desertion. These factors are perceived as perverse or adverse effects of the issues listed above, namely: the decline of the teaching authority, which is debated between more authoritarian models and permissive and incoherent positions, the devaluation of school diplomas, the disengagement of students from school, the devaluation of the culture and habits of pupils and their families, which are strongly seen as unstructured and unsuitable for school culture, school failure and the blame of pupils and their families for this failure and finally two issues that seem to be clearly related to the inability of teachers to deal with the children and young people who populate the school these days. One is the pathologization and medicalization of childhood and the other is the criminalization of youth and the behaviors associated with it. Keywords: dismissal of the State, precariousness of education, teacher desertion,decline of teaching authority and school failure.
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