Tom, Jobim e Antonio Brasileiro : um olhar sobre a identidade brasileira em uma trajetória e obra entre mundos
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Data
2014Autor
Mencier, Tatiana Fatuch Rabinowitz
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Resumo: Neste estudo, busca-se associar o tema da identidade brasileira à trajetória e obra do compositor Antonio Carlos Jobim. Com base no diálogo entre diferentes fontes teóricas e empíricas, buscou-se restituir o contexto entre dois ou mais mundos no qual Tom Jobim se situava para realizar um estudo aprofundado de duas fases de sua trajetória: o período em que o compositor se destaca através da bossa nova (1958 - 1970) e a década de 1970 (1970-1980) em que pode-se observar uma aproximação com temas relacionados à natureza, ao folclore e à literatura brasileira. As construções em torno da identidade brasileira ao longo do séc. XX apresentam um cerne dicotômico em comum que aparece como a chave para a compreensão das percepções e recepções da obra de Tom Jobim, em um primeiro momento associada à bossa nova e ao longo de toda sua carreira a sua trajetória entre o Brasil e o exterior. A bossa nova e Tom Jobim - enquanto um de seus principais idealizadores - vêm representar musicalmente o ideal de modernização e civilização almejado pela nação mas, por outro lado, devem se confrontar à busca pela contraposição em relação ao mundo considerado civilizado por meio de uma ideia de autenticidade dentro da qual o gênero não se encaixa segundo a visão de uma parte da crítica musical. O estudo mostra as idas e vindas do compositor entre dois universos simbólicos - Brasil e Estados Unidos - e como o imaginário em torno da identidade brasileira e a noção de autenticidade podem ser interpretados a partir de ângulos distintos. Constata-se que no Brasil, a partir da década de 1960, permeava uma visão político-ideológica que teve direta influência sobre a percepção da obra do compositor ao passo que, nos Estados Unidos, a recepção da bossa nova e de Tom Jobim se apoia em uma visão mercadológica. As respostas em relação a ambas as visões se manifestam na produção artística do compositor a partir da década de 1970 quando desenvolve um novo imaginário sonoro sobre o Brasil que nasce de um olhar singular decorrente de sua trajetória entre mundos. Abstract: The objective of this study is to associate the topic of Brazilian identity to composer Antonio Carlos Jobim's work and trajectory. Based on the dialogue among different theoretical and empirical sources, an attempt was made to restore the context within two or more worlds in which Tom Jobim lived in order to accomplish a deep study of two phases of his trajectory: the period when the composer becomes famous through bossa nova (1958-1970) and the decade of the 1970s (1970-1980) in which Jobim's artistic production is built around topics related to Brazilian nature, folk traditions and literature. The constructions around Brazilian identity in the XXth century present a common dichotomous core which turns out to be the key to the comprehension of the perceptions towards Jobim's work, initially associated to bossa nova and throughout his career to his trajectory between Brazil and abroad. Bossa nova and Tom Jobim as one of its creators represent musically the nation's ideal of modernization and civilization but, on the other hand, must be confronted to the search of a counterpoint towards the civilized world through an idea of authenticity in which the genre did not fit according to a part of Brazilian music criticism. The study shows the composer's comings and goings between two symbolic universes - Brazil and the United States - and how the imaginary around Brazilian identity and the notion of authenticity can be interpreted through different angles. Therefore, it is argued that, in Brazil, a political and ideological view had a direct influence on the perception of the composer's work whereas in the US, bossa nova and Jobim were perceived according to a market view. Responses to both views can be seen in the composer's artistic production since the 1970s when Tom Jobim develops a new imaginary sound about Brazil based on a singular interpretation as a result of his trajectory among different worlds.
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