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dc.contributor.advisorClemente, Ademir, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Otávio Augusto de Paula da, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2019-09-23T22:16:16Z
dc.date.available2019-09-23T22:16:16Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63214
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ademir Clementept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 30/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.75-81pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral desta dissertação foi analisar em qual medida a previsão de receitas com base no market share apresenta especificidades para as empresas organizadas em oligopólio concentrado em comparação com as organizadas em oligopólio diferenciado. Foi necessário levar em conta os pressupostos da teoria econômica no que aduz sobre as organizações industriais (OI), suas relações com as estruturas de mercado norteado pelo paradigma da Estrutura, Conduta e Desempenho (E-C-D) e também da teoria das Receitas. O cenário da pesquisa leva em conta os Estados Unidos da América (EUA), no período de 1999 a 2018. Os dados foram extraídos da plataforma Eikon Thomson Reuters® (TR®), contendo informações sobre o ramo de atividade padronizado pelo Global Industry Classification Standard® (GICS®) e da Receita Total trimestral. Foram selecionadas 10 subindústrias oligopolistas concentradas e outras 10 oligopolistas diferenciadas. As previsões de receita realizadas nesta pesquisa tomaram por base o market share, garantindo-se, com isso, a presença de estacionariedade nos dados. Também é necessário notar que a utilização de regressões aparentemente não relacionadas, garantiu maior eficiência de estimação. A maior previsibilidade das receitas das empresas organizadas em oligopólio concentrado em comparação com as empresas organizadas em oligopólio diferenciado resultou demonstrada, como se verifica pela comparação entre os erros percentuais médios absolutos. A evidência estatística colhida é no sentido de não rejeitar a hipótese de que o market share pode servir de base para previsões mais acuradas de receita no oligopólio concentrado do que no diferenciado. Palavras-chave: Oligopólio; Market share; Previsão de receitas; Estrutura de Mercado; GICS.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main goal of this dissertation was to analyze in which measure the revenue forecast with market share based show specificities for the companies organized in concentrated oligopolies compared with differentiated oligopolies. It was necessary to consider relations with the economic theory in which adduces about the industrials organizations (IA), and their relationships with the market structures guided by paradigm of Structure, Conduct and Performance (S-C-P) also the revenue theory. The scenario of research takes in account the United States of America (USA), from 1999 to 2018. The data were extracted from Eikon Thomson Reuters® (TR®) database, containing information about the activity field standardized by Global Industry Classification Standard® (GICS®) and the quarterly total revenue. Were selected 10 oligopolies' subindustries concentrated and 10 another from differentiated oligopolies'. The revenue projection performed in this research were taken as basis the market share, guaranteed by the presence of stationarity in data. Also is necessary note the use of Seemingly Unrelated Regressions (SUR), guaranteed the bigger efficiency of estimation. The great predictability of revenue of the companies organized in concentrated oligopolies compared with differentiated resulted showed, as verify by the comparison between the average absolute percentage errors. The statistical evidence chosen on the way to not reject the hypothesis of market share can serve as basis to more accurate to predict revenue in concentrated oligopolies than differentiated. Keywords: Oligopoly; Market Share; Revenue Forecast; Market Structure; GICSpt_BR
dc.format.extent81 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOligopoliospt_BR
dc.subjectPrevisãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Administração financeirapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleOligopólio, market share e previsibilidade das receitas : empresas listadas nos Estados Unidospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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