Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Rafael José Durães dos, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherFernández, Virginia Laurapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-15T18:42:35Z
dc.date.available2019-10-15T18:42:35Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62707
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virginia Laura Fernándezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 28/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 99-104pt_BR
dc.description.abstractResumo: Curitiba é conhecida como uma cidade inovadora em políticas públicas relacionadas ao transporte público coletivo, por meio do desenvolvimento do sistema de ônibus expresso em corredores segregados do tráfego urbano e da Rede Integrada de Transporte. Este modelo tem sido replicado em diversas localidades. A literatura relata que o transporte eficiente contribui no processo de desenvolvimento econômico das cidades e consequentemente na redução das desigualdades sociais impostas pela imobilidade espacial, permitindo que os mais pobres tenham acesso aos serviços sociais básicos que muitas vezes não estão disponíveis na localidade onde residem. Por intermédio da análise dos dados divulgados da primeira Pesquisa Origem Destino em 2017, realizada na Região Metropolitana de Curitiba, foi possível identificar que os menos favorecidos economicamente são prejudicados pelo sistema de transporte público coletivo, em razão de sua ineficiência por meio do elevado tempo de deslocamento e do alto custo da tarifa. Desta forma, essas pessoas são prejudicadas pela segregação social e pela imobilidade espacial, ao não conseguirem o acesso aos recursos sociais básicos. Portanto, é fundamental que as políticas públicas relacionadas ao transporte público coletivo sejam reformuladas de forma a atenuar as externalidades negativas imputadas à parcela mais empobrecida da sociedade. Palavras-chave: transporte público; transporte coletivo; transporte urbano; pobreza; políticas públicas; desenvolvimento econômico; desenvolvimento urbano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Curitiba is known as an innovative city related public policies in mass public transportation, through the Bus Rapid Transit development in segregated urban traffic corridors, and the Integration Transport Network. This model has been replicated in several places. The literature reports efficient transportation contributes to the city economic development process and social inequalities reduction due to spatial immobility, allowing the poor to have access to basic social services not available in their neighborhood. Per the analysis of the data, released from the first Destination Origin Survey in 2017, made in the Curitiba area, it is possible to identify the less favored economically people are deprived by the mass public transport system, due to the transport inefficiency, as long travels time and high tariff costs. In this way, these people are impaired by social segregation and spatial immobility and failing to access basic social resources. Therefore, it is essential to reformulated public policies related to mass public transport, in a way to mitigate the negative externalities attributed to the most impoverished portion of society. Keywords: public transport; mass transport; urban transport; poverty; public policies; economic development; urban development.pt_BR
dc.format.extent104 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectTransportes - Transito de passageiros - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.titleTransporte público coletivo e pobreza : uma análise da Região Metropolitana de Curitiba a partir da Pesquisa Origem Destino 2017pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples