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dc.contributor.authorAquino, Mayna de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherTeles, Margarete Araújo, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-16T19:34:42Z
dc.date.available2020-10-16T19:34:42Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62586
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Margarete Araujo Telespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 01/04/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 143-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: A economia e a sociedade sofreram transformações nos últimos 30 anos causadas pelo uso massivo das TIC's, Tecnologia da Informação e Comunicação, que trouxeram uma nova interação na forma de comercializar aproximando as pessoas por meio do compartilhamento. O que predomina é um comportamento adaptativo de empresas e indivíduos que, por meio da criatividade e inovação, buscaram soluções para reduzir os custos de produção e distribuição com a utilização de recursos subutilizados. A economia paralela e disruptiva instaurada, movida pelas novas plataformas digitais, foi denominada de sharing economy que vai interagir com sistema econômico vigente gerando interferências em diversos mercados chamando-os de impactos ambientais, culturais, econômicos, geográficos, sociais e tecnológicos. As novas plataformas digitais, desenvolvidas baseadas em fomento de modelos de negócios, conhecidas como startups, iniciaram sua incursão nos segmentos de meios de hospedagem e de transportes, colocando o turismo como setor econômico pioneiro nessa interação. Diante disso, as comunidades acadêmica e profissional buscam, por meio de pesquisas empíricas, alternativas para analisar os impactos positivos e negativos da sharing economy. Porém, os estudos relativos ao tema sharing economy no turismo são embrionários, pois datam de 2013. Por esse motivo torna-se relevante investigar sobre o tema, cujo problema é: como e quanto se conhece sobre sharing economy no turismo e os impactos das novas plataformas digitais em publicações científicas e não científicas dos pares que investigam este tema? O objetivo desta pesquisa é investigar o panorama das publicações científicas e não científicas sobre a sharing economy no turismo e os impactos causados pelas novas plataformas digitais nos serviços turísticos. Assim, para desenvolver este estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratórioanalítica por metodologia qualitativa e quantitativa utilizando-se de métodos de levantamento bibliográfico e documental, informetria, estado do conhecimento e estudo de caso para coletar resultados e apresentá-los em análises, interpretações e contribuições do panorama das publicações no tema. Os objetivos foram alcançados quando se apresenta às comunidades envolvidas 'onde estamos' e para 'onde pretendemos nos direcionar' nas investigações deste tema para facilitar ações aos interessados na observação deste fenômeno. Destacam-se descobertas despretensiosas sobre: termos identificados, ano das publicações, região geográfica das pequisas, metodologias de investigação, plataformas analisadas e mencionadas e áreas do turismo mais impactadas pela sharing economy e a classificação dos impactos quanto positivos ou negativos descritos nas publicações. Os principais resultados demonstram que, seja nas publicações acadêmicas ou técnicaprofissionais, ainda não se conseguiu mensurar os impactos das novas plataformas digitais da sharing economy no turismo impedindo tomada de decisões de políticas públicas, dado a incipiência dos estudos empíricos no tema, mas esses se mostraram positivos quanto à economia na tentativa benfeitora de contribuir com um novo modo de combater o desemprego. Palavras-chave: Sharing economy. Turismo. Plataformas digitais. Impactos. Estado do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The economy and society have undergone transformations in the last 30 years caused by the massive use of ICT, Information and Communication Technology, which brought a new interaction in the way of marketing approaching people through sharing. What predominates is an adaptive behavior of companies and individuals who, through creativity and innovation, sought solutions to reduce the costs of production and distribution with the use of underutilized resources. The parallel and disruptive established economy moved by the new digital platforms, was called a sharing economy that will interact with the current economic system, generating interference in several marketplaces calling them environmental, cultural, economic, geographic, social and technological impacts. The digital platforms, developed based to foment business models, known with startups, began their incursion in the segments: means of host and of transport putting the tourism like economic sector pioneer in this interaction. On this, the community academic and market professional seek, through empirical research, alternatives to analyze the positive and negative impacts of the sharing economy. However, the studies about sharing economy in tourism are embryonic since they date from 2013. For this reason it is relevant to investigate about the theme, whose problem is: how and how much is known about sharing economy in tourism and the impacts of the new digital platforms in scientific and non-scientific publications of the partners who investigate this topic? The objective of this research is to investigate the panorama of scientific and non-scientific publications about the sharing economy in tourism and the impacts caused by the new digital platforms in tourist services. Like this, to develop this study, an exploratory-analytical research was carried out by qualitative and quantitative methodology using methods of bibliographical and documentary survey, informetries, state of knowledge and case study to collect results and present them in analyzes interpretations and contributions of the landscape of publications in the theme. The objectives were reached when it was presented to the communities involved 'where we are' and to 'where we intend to direct' in the investigations of this theme to facilitate actions to those interested in the observation of this phenomenon. Stand out unpretentious findings on: identified terms, year of publications, of researches geographic region, research methodologies, platforms analyzed and mentioned and tourism areas most impacted by the sharing economy and the classification of the positive or negative impacts described in the publications. The main results show that, in academic or technical-professional publications, the impact of the digital sharing economy platforms on tourism has not been measured yet preventing public policy decision-making, given the incipience of the empirical studies in the subject, but these have shown themselves to be positive about the economy in their attempt to contribute to a new way of combating unemployment. Keywords: Sharing economy. Tourism. Digital Platforms. Impacts. State of knowledge.pt_BR
dc.format.extent165 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleSharing economy and tourism : o estado do conhecimento, análises dos impactos das novas plataformas digitais e contribuiçõespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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