• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre a sensibilidade e a razao : múltiplas vozes de professores de matemática enunciadas em um processo reflexivo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SUMÁRIO[1].pdf (8.141Kb)
    Dissertação completa Alayde.pdf (772.6Kb)
    Capa[1].pdf (45.20Kb)
    Data
    2005
    Autor
    Digiovanni, Alayde Maria Pinto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos encontros de um grupo de estudos de professoras de Matemática dos níveis Fundamental e Médio da rede pública do Estado do Paraná, cuja intenção foi apreender as múltiplas vozes que são enunciadas entre a sensibilidade e a razão no processo de reflexão sobre a prática pedagógica. Investigando as negociações que ocorreram, os contextos que estavam em jogo, as regulações e o movimento da subjetividade sob o viés do discurso, buscando compreender a que ele se remete e o que ele constitui. Utilizou-se da pesquisa qualitativa na modalidade da pesquisa narrativa, que permitiu a problematização sobre o relato das práticas e a troca de idéias no interior do grupo. Buscou-se as marcas discursivas nos enunciados, a posteriori, compreendendo o signo como instrumento da consciência. Conclui-se que ao organizar grupos que refletem sobre a sua prática pedagógica se manifestam aspectos referentes a construção da subjetividade destes professores explicitando que tipo de discurso é enunciado neste fazer profissional. Para isso considerou-se a história das pessoas envolvidas, suas relações afetivas, formação acadêmica e todo seu tornar-se profissional, que está presente nas enunciações que fluem no interior do grupo.
     
    Resumem: Esta investigación fue desarrollada a partir de encuentros de un grupo de estudios de profesoras de Matemáticas de nos niveles Fundamental y Medio, de la red pública de enseñanza del estado de Paraná, cuya intención fue la de aprehender las múltiples voces que son enunciadas entre la sensibilidad y la razón en el proceso de reflexión acerca de la práctica pedagógica. Se investigó las negociaciones que ocurrieron, los contextos que estaban en juego, las regulaciones y el movimiento de la subjetividad a partir del discurso, buscando comprender a lo que éste se remite y qué lo constituye. Se utilizó de la investigación cualitativa, en la modalidad de investigación narrativa, lo que permitió la problematización acerca del relato de las prácticas y el intercambio de ideas en el interior del grupo. En un primer momento, se buscó las marcas discursivas presentes en los enunciados, luego, se analizó el signo como instrumento de la conciencia. Se concluye que, al organizar grupos que reflexionan acerca de su práctica pedagógica, se manifiestan aspectos referentes a la construcción de la subjetividad de estos profesores, explicitando qué tipo de discurso es enunciado en su labor profesional. Para esto, se consideró la historia de las personas involucradas, sus relaciones afectivas, formación académica y todo su formacion profesional que está presente en las enunciaciones que fluyen en el interior del grupo.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/6231
    Collections
    • Teses & Dissertações [10798]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV