• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016009P0 Programa de Pós-Graduação em História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    História da ficção científica nos Estados Unidos do herói cientista de John W. Campbell ao herói antropólogo de Ursula Kroeber Le Guin

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - WILLIAN PERPETUO BUSCH.pdf (6.825Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Busch, Willian Perpétuo, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender como a Ficção Científica foi estruturada nos Estados Unidos durante o século XX. Partiremos da construção editorial de Hugo Gernsback e tencionaremos com as modulações autorais de Edgar Rice Burroughs e H. P. Lovecraft. Na sequência, problematizaremos as estratégias de escrita e de edição, estabelecidas por John W. Campbell Jr., e os seus reflexos nos trabalhos de Isaac Asimov e Robert A. Heinlein. O modelo de herói de Campbell será o cientista engenheiro que faz uso da tecnologia para superar as adversidades. A Segunda Guerra Mundial será um ponto de inflexão, com Campbell aproximando-se da Dianética e depois do Psi, consolidando assim uma orientação para o campo que se aproximava das Ciências Sociais. Noutro viés, a inserção da Ficção Científica como um tópico de estudos nas universidades norte-americanas num contexto amplo de recepção e mudança nos estudos literários marcará outro eixo referencial. A criação do Science-Fiction Studies em 1973 e a atuação de Ursula Kroeber Le Guin como autora e crítica estruturaram um novo modelo de herói: o antropólogo. Palavras-chave: Ficção Científica. História da Literatura Norte-Americana. Herói. Antropologia.
     
    Abstract: The purpose of this dissertation is to understand how science fiction was structured in the United States during the 20th century. We will start with the editorial work of Hugo Gernsback and intend to use the editorial modulations of Edgar Rice Burroughs and H. P. Lovecraft. Next, we will discuss the strategies of writing and editing, established by John W. Campbell Jr., and his reflections in the works of Isaac Asimov and Robert A. Heinlein. Campbell's hero model will be the scientist engineer who makes use of technology to overcome adversity. World War II will be a turning point, with Campbell approaching Dianetics and then the Psi, thus consolidating an orientation to the field that approached the Social Sciences. In another bias, the insertion of Science Fiction as a topic of study in North American universities in a broad context of reception and change in literary studies will mark another referential axis. The creation of Science-Fiction Studies in 1973 and the performance of Ursula Kroeber Le Guin as author and critique structured a new model of hero: the anthropologist. Keywords: Science Fiction. History of North American Literature. Hero. Anthropology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61940
    Collections
    • Dissertações [252]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV