Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNeca, Bruno David Rodrigues, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherRechia, Simone, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T17:51:09Z
dc.date.available2019-09-30T17:51:09Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61908
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Rechiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 28/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 137-148pt_BR
dc.description.abstractResumo: Potencializar o acesso aos bens culturais e aos espaços públicos de lazer da cidade, através do transporte público, pode ser um dos caminhos para que a sociedade tenha oportunidades de adquirir conhecimentos, refletindo sobre o cotidiano e seus direitos e deveres como aspectos da cidadania. Essas oportunidades se concretizam a partir de muitas dimensões sociais, entre elas as políticas públicas efetivas. Em consonância a tal pensamento essa pesquisa busca refletir sobre como políticas de lazer e transporte potencializam a apropriação dos espaços públicos. Nessa direção, o objetivo geral foi investigar possíveis impactos no lazer da cidade de Curitiba, por usuários do transporte coletivo com a implantação e extinção da "Tarifa Domingueira" - uma política cuja a intenção foi estimular o passeio pela cidade, aos domingos, através de um desconto na tarifa de ônibus convencional. Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: caracterizar o ciclo político da Tarifa Domingueira da sua implementação até a sua extinção; investigar, junto aos usuários do transporte coletivo, suas escolhas no âmbito do lazer e, os possíveis impactos no acesso à essas experiências na cidade, com a implantação e extinção da Tarifa Domingueira; Compreender como se dão as relações sociais e culturais no interior dos ônibus, durante os trajetos, considerando-os como espaços coletivos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou análise de documentos, aplicação de formulário estruturado a partir de critérios préestabelecidos e observação participante com diário de campo. A partir da triangulação dos dados encontrados surgiram as seguintes categorias de análises: "O lazer nas brechas superando a 'preguiça de domingo'", "Os impactos do (des)acesso às políticas públicas" e "As resistências e apropriações nos espaços dos ônibus". Tais categorias permitiram concluir que os principais interesses da população no tempo de lazer são turísticos e a busca pela socialização. Tais aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, a pesquisa apontou que a população mais impactada pela extinção da política Tarifa Domingueira foram famílias populosas e de baixa renda. Dessa forma, sugerem-se políticas de acesso ao transporte e aos espaços públicos da cidade atreladas a condições socioeconômicas; investimentos na educação para o lazer para motivar a apropriação das cidades visando superar a "preguiça de domingo" e a permanência nos espaços domésticos ou privados; aumento da frota de ônibus aos domingos e/ou redução da tarifas convencionais e da Linha Turismo; delimitar estratégias que potencializem os espaços públicos próximos às residências com equipamentos diversificados e que facilitem o acesso à cidade na sua totalidade. O ônibus demonstrou-se enquanto um espaço multicultural e de resistência social, além de um espaço potencial para o lazer no tempo do trajeto casa-trabalho-casa mesmo durante a semana, desde que sejam atendidas as necessidades de conforto e segurança da população. Assim, quando o direito ao transporte público é garantido de forma integrada ao lazer, o cidadão se percebe enquanto parte da cidade, podendo apropriar-se dela de forma integral, possibilitando o desenvolvimento e o aprimoramento do acervo cultural, podendo tornar-se um pouco mais crítico ao se deparar com diferentes realidades. Palavras chave: Lazer e acesso. Lazer e transporte. Políticas públicas de Lazer. Tarifa Domingueira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Promoting access to cultural assets and the city's public spaces of leisure through public transportation may be one of the ways for society to have opportunities to acquire knowledge, reflecting on everyday life and its rights and duties as aspects of citizenship. These opportunities materialize from many social dimensions, including effective public policies. In agreement with such thinking this research seeks to reflect on how leisure and transportation policies enhance the appropriation of public spaces. In this direction, the general objective was to investigate possible impacts on leisure in the city of Curitiba by users of collective transportation with the implementation and extinction of the "Domingueira (Sunday) Bus fare" - a policy whose intention was to stimulate the city tour on Sundays through a discount on the conventional bus fare. Thereunto, this research has considered the following specific objectives: characterizing the policy cycle of the "Domingueira (Sunday) Bus fare"; investigating together with the users of public transportation, their leisure choices and the possible impacts on access to these experiences in the city, with the implementation and extinction of the "Domingueira (Sunday) Bus fare"; understanding how the social and cultural relations within the buses take place during the journeys, considering them as collective spaces. This is a descriptive research with a qualitative approach, which used document analysis, structured form application from pre-established criteria and participant observation with field journal. From the triangulation of the found data, the following categories of analysis emerged: "Leisure in the loopholes overcoming the 'Sunday laziness'", "The impacts of (non) access to public policies" and "Resistance and appropriation in bus spaces ". These categories allowed us to conclude that the main interests of the population in leisure time are tourism and the search for socialization. Such aspects should be considered in the development of public policies. In addition, the survey pointed out that the population most impacted by the extinction of the Sunday Fare policy were populous and low-income families. In this manner we suggest: policies of access to public transport and public spaces are suggested, coupled with socioeconomic conditions; investments in leisure education to motivate the appropriation of the cities in order to overcome the "Sunday laziness" and the permanence in the domestic or private spaces; increase of the bus fleet on Sundays and / or reducting the conventional and Tourism Line fares; demarcating strategies that enhance the public spaces near the residences with diversified equipment and that facilitate the access to the city in its totality. The bus has proved itself as a multicultural and social resistance space, as well as a potential space for leisure time in the homework- home journey even during the week, provided that the comfort and safety needs of the population are met. Thus, when the right to public transport is guaranteed in na integrated way to leisure, the citizen perceives himself as part of the city, being able to appropriate it in an integral way, enabling the development and improvement of the cultural heritage, and may become a little more critical when faced with different realities. Keywords: Leisure and access access. Leisure and transportation. Leisure public policy. Transport public policy.pt_BR
dc.format.extent162 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectTransportes coletivos - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleTarifa domingueira : os impactos do transporte público no acesso ao lazer em Curitiba - PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples