Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorLeite, Rafael de Araújo e Viana, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T15:58:26Z
dc.date.available2019-10-24T15:58:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61902
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Brandãopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 05/10/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 330-343pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pode-se dizer que o século XVIII francês foi um período de querelas, como a dos bufões, a querela sobre o luxo e a dos antigos e modernos. O teatro, tema desta tese, deu lugar a grandes debates sobre o seu valor moral. Procura-se mostrar a relação de Rousseau com o teatro, sua crítica à entrada de uma companhia teatral em Genebra e a relevância filosófica da Carta a d'Alembert, publicada em 1758. De fato, há uma longa tradição conforme a qual ele sempre foi muito criticado, por exemplo por Cícero, Sêneca e Ovídio. Em Genebra, por exemplo, terra natal de Rousseau, ele era proibido por lei. Desde a metade do século, Philosophes como Voltaire, d'Alembert e Diderot - por motivos distintos, é verdade - agitaram suas penas em defesa do benefício social do teatro. Rousseau, como veremos, discorda dessa visão ao mesmo tempo em que inova na crítica aos espetáculos, pois incorpora uma perspectiva antropológica, mas também histórica, psicológica e social na Carta a d'Alembert. Palavras-chave: Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778. Teatro - História e crítica. Teatro francês.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: One can say that the XVIII century was a period of debates, as the debate on the theater, the debate on luxury and the debate on the ancients and the moderns. The theater, our theme of research, was the center of a great quarrel on its moral value. The aim of this thesis is to show the relation between Rousseau and the theater, his critics on the introduction of a comedian company in the city of Geneva and also the philosophical relevancy of the Letter to d'Alembert, published in 1758. In fact, there is a great tradition accordingly, to which the theater was very criticized, for instance, by Cicero, Seneca and Ovid. In Geneva, place birth of Rousseau, it was forbidden by law. Since the half of the century, philosophers such as Voltaire, d'Alembert and Diderot, inspired by different reasons, tried to defend the social benefits of this art. Rousseau, as we shall see, disagrees with this perspective at the same time that he brings something new to the debate on the Letter to d'Alembert, where he puts altogether an anthropological, historical and psychological view. His critics, as I will try to demonstrate, is based on a pendular movement according to which is assembled an ideal and historical perspective. This is important because it helps us to untangle the accusation of contradiction inflicted to the Genevan philosopher that was, at the same time, a theatrical author. Key-words: Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778. Theater - History and critics. French Theater.pt_BR
dc.format.extent343 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRousseau, Jean Jacques, 1712-1778pt_BR
dc.subjectTeatro - História e críticapt_BR
dc.subjectTeatro francêspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleEntre o universal e o particular : a crítica de Rousseau ao teatro francêspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples